Treino funcional - seus benefícios são reais?
O treino funcional tem se tornado o queridinho de muita gente. É comum ver pessoas falando e divulgando seus treinos funcionais nas redes sociais e na mídia, além das conquistas que esse tipo de treino traz, tornando-o ainda mais popular.
![pessoas malhando em fundo colorido](https://static.wixstatic.com/media/b29f80_41ba213e8a464d2db84144a457e17edf~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/b29f80_41ba213e8a464d2db84144a457e17edf~mv2.jpg)
O que exatamente é o treino funcional?
O treino funcional é baseado nos movimentos normalmente já realizados por todos nós no dia a dia, como
agachar,
levantar,
empurrar,
equilibrar
e busca aprimorar a funcionalidade e eficiência desses movimentos, tanto para um cotidiano melhor e mais proveitoso, quanto para alguma pratica esportiva específica. Como em outras modalidades, o plano de treinamento para o treino funcional é feito individualmente, conforme as necessidades e objetivos de cada indivíduo.
O treino funcional surgiu à partir dos exercícios utilizados por quiropratas, terapeutas físicos e ocupacionais, com a finalidade de devolver a capacidade de indivíduos lesionados de voltar a realizar todas as suas atividades do cotidiano com segurança e sem novas lesões.
Por isso, seu foco é no treinamento de diversos grupos musculares ao mesmo tempo, que é exatamente como o nosso corpo funciona no dia a dia (ao invés dos músculos isolados da musculação, por exemplo).
Os benefícios do treino funcional
Mais e mais adeptos surgem a cada dia buscando o treino funcional nas academias, mas nem todos estão cientes da enorme quantidade de benefícios que ele proporciona. Entre esses benefícios estão:
Melhora na estabilidade, flexibilidade e equilíbrio do corpo.
Aprimoramento na realização dos vários movimentos do cotidiano, melhorando muito a funcionalidade e evitando riscos.
Alta adaptabilidade: os exercícios são adaptados conforme o nível de condicionamento de cada pessoa, o que leva em conta idade e possíveis problemas de saúde.
Por trabalhar grupos musculares que se integram para realizar movimentos complexos, o treino funcional proporciona ganho de força e resistência como duas de suas principais funcionalidades.
Seus movimentos integrados, muitas vezes intensos, aumentam o gasto calórico, auxiliando na perda de peso e na manutenção da massa magra.
Melhora o condicionamento físico a e coordenação motora.
Corrige a postura e fortalece os músculos que sustentam a coluna, trazendo inúmeros benefícios à longo prazo.
Modalidades do treino funcional
O treino funcional tem duas modalidades, uma delas é de alta intensidade e a outra de baixa intensidade, abrangendo assim um número muito maior de pessoas em todos os níveis de condicionamento. São os três grupos atendidos pelas duas modalidades:
os atletas,
os sedentários
e também os idosos.
O profissional de educação física é quem define a modalidade para cada pessoa conforme suas características e necessidades, sempre a partir de uma avaliação física.
- Modalidade de alta intensidade
Os exercícios do treino funcional de alta intensidade exigem muito mais esforço, com intervalos de descanso bastante curtos. O seu objetivo é trabalhar principalmente o cardiorrespiratório e potencializar o condicionamento físico, a resistência e a força.
- Modalidade de baixa intensidade
Nessa modalidade, o foco é bem diferente. Aqui, a prioridade é a execução controlada de cada movimento, com técnica e foco na precisão, além do menor volume de trabalho e um período maior de descanso.
O objetivo é trabalhar e aperfeiçoar os movimentos realizados normalmente no cotidiano, promovendo saúde e bem estar.
Últimas palavrinhas
São muitos os benefícios obtidos quando praticamos qualquer atividade física, porém é importante escolher uma modalidade que alcance os seus objetivos específicos, porque conforme se conquista esses objetivos, o prazer pelo treino aumenta, o foco aumenta, e o desejo de sempre querer mais impede a desistência.
Escolher uma atividade que não te agrada nem dá o retorno esperado só te fará abandonar a prática e voltar ao sedentarismo. Então faça sempre uma escolha informada, e se ainda não encontrou aquele exercício feito para você, não desista!
Comments