Spinning - emagrece? como fazer? Tudo sobre essa atividade cheia de benefícios
O spinning é uma dessas atividades clássicas de academia, onde vemos várias pessoas dedicadas, música e muita animação. Mas ele vai muito além disso. O que você sabe sobre o spinning?
Nessa matéria:
O que é spinning?
Spinning é um treino aeróbico que utiliza uma bicicleta estacionária (comparável a uma bicicleta ergométrica) especialmente projetada para esse exercício. Essa bicicleta também é conhecida como "bicicleta ergométrica indoor", embora ela tenha caraterísticas específicas que diferem totalmente das bicicletas ergométricas tradicionais.
Umas das principais características da bicicleta de spinning é o fato de possuir ajustes que simulam diferentes inclinações de terreno, como as subidas e descidas que podemos encontrar ao andar de bicicleta pelas ruas, possibilitando assim o aumento e a diminuição da resistência ao movimento, de acordo com as necessidades do praticante.
Além disso, possuem selim (banco) e guidão ajustáveis, para se adaptar às características físicas de cada aluno. Mais algumas características interessantes da bicicleta de spinning:
Seus pedais tem presilhas que se encaixam no calçado, proporcionando uma pedalada mais segura e eficiente.
Possui roda de inércia na parte dianteira, simulando pedaladas mais realistas (a roda de inércia, como o próprio nome diz, simula inércia, e pode vir em pesos variados).
As bicicletas mais modernas possuem computador, que possibilita várias medições como a velocidade percorrida, o tempo gasto, e a distância alcançada. Além disso, conseguem medir também a frequência cardíaca, que é sempre bom monitorar.
Spinning emagrece?
Sim, o spinning auxilia no emagrecimento. Por ser uma atividade aeróbica e realizada com alta intensidade, ocorrem várias respostas metabólicas durante e após o treino. Numa aula de 45 minutos, por exemplo, é possível queimar até 600 calorias.
Além disso, o seu metabolismo estará mais intenso por até 14 horas, e durante esse tempo todo ainda ocorre uma queima extra de até 190 calorias. Se o exercício for acompanhado de uma dieta equilibrada e alimentação saudável, a perda de peso será ainda mais intensa.
Lembrando que para o emagrecimento acontecer, é preciso atingir um déficit calórico, ou seja, você deve gastar mais energia do que consome através dos alimentos.
Uma pesquisa recente demonstrou que, além de contribuir para o emagrecimento, a prática de spinning melhora a saúde como um todo e modifica a composição corporal, o que significa, entre outras coisas, maior equilibro entre massa muscular e gordura, favorecendo proporções mais equilibradas e estéticas.
Para esse efeito acontecer e continuar a melhorar cada vez mais, porém, é importante manter um consumo calórico dentro do que o seu corpo precisa, e não aumentar esse consumo ao intruduzir o spinning no seu dia a dia, e para que ocorra perda de gordura (com manutenção da massa magra), basta seguir uma dieta equilibrada, com ênfase em proteínas saudáveis.
Dica: e caso você não tenha muito conhecimento ou experiência na elaboração de uma dieta equilibrada, busque a ajuda de um nutricionista, pois ele poderá, conforme as suas caracteríscas individuais, criar uma dieta perfeita, que te trará todos os benefícios dos alimentos, sem os malefícios da comida moderna e processada.
Spinning afina as pernas?
Não. Spinning não afina as pernas. Essa é uma dúvida muito comum, principalmente entre as mulheres. E a resposta é essa por um motivo bem simples: o spinning é um treino aeróbico, que pode ser muito intenso, e treinos aeróbicos colaboram sempre com a redução da massa corporal como um todo, e nunca apenas numa área específica.
Por falar nisso, essa é uma lenda antiga que ainda persiste, a ideia de que é possível perder gordura em áreas específicas do corpo. Mas a verdade é que a ciência já refutou a perda de gordura localizada, e isso não existe.
O que o spinning faz, na verdade, é a tonificação e o fortalecimento dos músculos em suas pernas, não causando nenhuma redução de volume. Caso exista uma grande quantidade de gordura nas suas pernas, poderá ocorrer a perda de parte dessa gordura, apenas se a sua dieta for focada no emagrecimento de seu corpo como um todo.
Nos casos em que a dieta possua um foco na construção de músculos maiores, poderá ocorrer até mesmo o aumento do volume em suas pernas, devido ao aumento dos músculos, o que chamamos de hipertrofia muscular.
A genética individual e a composição corporal de cada pessoa é que definem a proporção de suas pernas em relação ao corpo. E apesar de cada corpo ter a sua forma de responder aos exercícios, com o spinning, suas pernas sempre ficarão mais bonitas, sem alterações muito profundas em seu volume.
Quais são os benefícios de praticar spinning?
O spinning é um treino de baixo impacto que, apesar disso, leva o corpo ao limite. Por causa desse baixo impacto, as articulações sofrem muito menos, pois estão menos sobrecarregadas, algo que ocorre com muito mais frequência nas corridas, por exemplo.
Além disso, o tempo necessário para recuperação também é bem menor do que em outros exercícios, possibilitando maior consistência na frequência em que se treina, algo que pode te ajudar a alcançar resultados mais rapidamente, e de forma mais intensa.
Por ser um treino que faz muito uso de iluminação temática, música e orientação sempre muito animada dos instrutores, o spinning torna-se muito divertido e dinâmico, o que ajuda o tempo a passar muito mas rápido e torna o esforço apenas um detalhe.
E se não bastasse, o spinning contribui com:
Manutenção do peso, auxiliada pela elevada queima de calorias.
Fortalecimento da função cardíaca, algo muito importante para uma vida longa e saudável.
Aumento da capacidade pulmonar, que contribui para melhorar os seus treinos seguintes e exigir ainda mais de seu corpo.
Maior resistência e condicionamento físico, que traz muito mais qualidade de vida.
Fortalece o sistema imunológico, te protegendo de todo o tipo de doenças. Aquela gripezinha que volta todo ano deixará de existir.
Diminui o estresse, melhora a quantidade e também a qualidade do sono, pois aumenta a produção de hormônios como as endorfinas, trazendo uma sensação muito maior de bem-estar.
Promove o fortalecimento muscular, principalmente das perna e dos glúteos, e atinge até mesmo o core (os músculos do "centro" de seu corpo, que contribuem para um maior controle e equilibrio).
Tem baixo impacto nas articulações, o que diminui o risco de lesões e contribui para uma longevidade muito maior de todos os seus movimentos.
Traz muita motivação, pois num ambiente de muita energia proporcionada pelos instrutores e suas instruções animadas, embaladas por muita música, é difícil sobrar qualquer mal-humor ou desânimo.
Orientações para tirar o máximo proveito do spinning
A bicicleta deve ser ajustada de forma adequada. O selim e o guidão devem estar confortáveis tanto para a sua altura quanto para toda a biomecâmica dos movimentos. Na primeira vez que usar a bicicleta, solicite ajuda ao instrutor caso haja desconforto.
Observe se você está colocando muita pressão nos pulsos e nas mãos, e lembre de manter as costas devem retas e os ombros relaxados e distribuir igualmente o seu peso entre os dois pedais. Concentre-se em manter sempre essa postura.
A música dita o ritmo, então siga o ritmo, mas respeite a o limite da sua resistência. É importante executar um movimento bastante circular com os pedais, caso contrário, poderá impactar as articulaçõs.
A energia do treino em grupo é alta, então deixe-se ser levada, mas não se preocupe em tentar superar os outros participantes, supere sempre à si mesma primeiro. E respeite seu nível de condicionamento.
Mantenha-se hidratada. Tanto antes quanto depois da atividade.
A consistência nos treinos é a chave para conseguir mais evolução e maiores ganhos. Passar muito tempo sem particar qualquer atividade física faz com que você perca tudo o que trabalhou tão duro para conquistar.
Se não estiver se sentindo a vontade ou desanimando um pouco, por qualquer motivo, experimente treinar com diferentes aulas e instrutores.
Busque concentrar a força do movimento nos quadris e não nos quadríceps (músculos da coxa) ou nas articulações do joelho. Para isso, eleve os dedos dos pés numa posição um pouco mais alta do que o calcanhar.
Para os movimentos de corrida em pé, o corpo deve estar firme e o movimento deve ser de empurrar para baixo e puxar para cima. Nas subidas, mantenha o peso do corpo um pouco mais para trás, dessa forma os músculos do quadril exercerão a maior parte da força.
Palavrinhas finais
Que tal enfrentar esse desafio? Juntar a animação das aulas de spinning com músicas muito animadas, muito ritmo, e acompanhada por uma galera sincronizada e empolgada? Os benefícios são muitos, principalmente para alguém que precisa sair do sedentarismo e praticar exercícios mas ainda não o faz.
E se você não quer se deslocar até uma academia, ou simplesmente prefere praticar exercícios no conforto de sua casa, pode adquirir a sua própria bicicleta de spinning e treinar sem sair de casa, economizando tempo e fazendo tudo no seu ritmo.
Fontes:
Comments