top of page

Semente de papoula - tudo o que você precisa saber e mais uma receitinha deliciosa

  • Foto do escritor: Vilém S.
    Vilém S.
  • 19 de out. de 2023
  • 7 min de leitura

A semente de papoula faz parte de pratos deliciosos e é capaz de melhorar pratos já consagrados. Mas você sabe como usá-la e onde encontrá-la?

sementes de papoula numa colher
As sementes de papoula são pequenas e delicadas
 

Nessa matéria:

 

A semente de papoula

As sementes de papoula já são utilizadas há milhares de anos pelos povos habitantes do Oriente médio e também do Mediterrâneo, fazendo parte de sua cultura alimentar tradicional até hoje. Nos dias atuais, porém, essas sementes tiveram sua utilização difundida para as cozinhas de todo o mundo, e encontrou um lugar especial principalmente na cozinha dos povos eslavos (como os russos e os ucranianos), onde também se tornou parte da tradição da culinária nacional.


A semente de papoula é rica principalmente em proteínas, fibras alimentares e vitaminas, além das gorduras saudáveis, de minerais e de antioxidantes como os flavonóides, que entre outras coisas combatem os radicais livres.


Dica: os radicais livres são responsáveis por várias doenças degenerativas e levam até mesmo à morte celular, então é sempre bom procurar alimentos que façam frente a eles.


A composição da semente de papoula

Em uma porção de 100 gramas de semente de papoula é possível obter:

Componente

100 gramas

Componente

100 gramas

Água

5,95 gramas

Zinco

7,9 mg

Valor energético

525 Kcal

Vitamina C

1 mg

Proteína

17,99 gramas

Tiamina

0,854 mg

Gorduras totais

41,56 grama

Niacina

0,896 mg

Carboidratos

28,13 gramas

Riboflavina

0,1 mg

Fibra alimentar

19,5 gramas

Vitamina B6

0,247 mg

Cálcio

1438 mg

Vitamina E

1,77 mg

Ferro

9,76 mg

Ácido fólico

82 µg

Magnesio

347mg

Gorduras saturadas

4,517 g

Fósforo

870 mg

Gorduras monoinsaturadas

5,982 g

Potássio

719 mg

Gorduras polinsaturadas

28,569 g

Sódio

26 mg

Todas essas substâncias, além das vitaminas e dos minerais encontrados nas sementes da papoula, são extremamente benéficos para a saúde humana em geral, e interferem diretamente (e de forma positiva) na qualidade de vida. Entre esses benefícios, alguns dos mais importantes listamos a seguir:

  • Evidências abundantes de aumento da libido e melhora da vida sexual em geral.

  • Diminuição do estresse, colaborando com noites de sono de melhor qualidade e uma menor quantidade de horas necessárias para repor as energias e regular o metabolismo, garantindo a boa saúde do corpo e da mente.

  • Auxilia no tratamento dos distúrbios do sono em geral.

  • Melhora a cognição, levando a um aproveitamento muito melhor do seu dia a dia.

  • Equilibra a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobina disponíveis no organismo.

  • Melhora a saúde dos ossos e equilibra a produção do colágeno, que é responsável por uma pele mais bonita, jovem e firme, além de combater as rugas e a flacidez.

  • Promove a melhoria da digestão, auxiliando na absorção de todos os tipos de nutrientes disponíveis numa alimentação saudável.

  • Melhora o funcionamento do sistema cardiovascular, beneficia a pressão arterial e controla e equilibra o colesterol.

  • Além de promover a saúde da pele, também tem efeito a longo prazo nos cabelos.


Como usar semente de papoula na cozinha

batedeira suja de massa de bolo
As sementes de papoula adicionam textura, aroma e sabor muito particulares

Ao serem utilizadas na elaboração de pratos, as sementes de papoula são hidratadas em água ou leite para então serem usadas, mas o método de hidratação e o tempo varia de acordo com a receita, e nem todas precisam dessa etapa. Com essa hidratação as sementes de papoula adquirem então um cheiro e um sabor adocicados que lembram muito as nozes.


São usadas principalmente como condimento, e os pratos ganham ainda mais cor e sabor por isso. Esses pratos incluem normalmente

  • os pães,

  • os cupcakes e os muffins,

  • as tortas,

  • os biscoitos,

  • além de serem também misturadas ao cream cheese, e assim espalhadas sobre as torradas, contribuindo com uma crocância que é muito apreciada.


A semente de papoula também pode ser salpicada nas saladas dos mais variados tipos, melhorando muito o sabor e a textura desses pratos, e também pode usada nas carnes como frango e peixes, formando uma camada crocante.


Dica: para exalar seu cheiro adocicado que lembra o aroma das nozes, é preciso que as sementes sejam também aquecidas, para assim liberar os seus óleos aromáticos.


Receita: bolo com semente de papoula

bolo com sementes de papoula
Foi um prazer descobrir essa receita e poder colocá-la em prática

Essa é uma receitinha que fica muito bonita, além de perfumada e bastante saudável. A semente de papoula como ingrediente de bolos dá um toque único e diferenciado ao sabor, à textura e ao aroma da receita.


Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo

  • 1 colher (sopa) de semente de papoula

  • 2 colheres de chá de fermento químico em pó

  • 100 gramas de manteiga

  • 1 xícara de chá de açúcar

  • 3 limões

  • Raspas das cascas dos 3 limões

  • 3 ovos

  • 60 ml de leite

  • 1 xícara de açúcar de confeiteiro

Para preparar o bolo, faça assim:

  1. Pré-aqueça o forno à 180 graus.

  2. Forre uma assadeira para pão com papel manteiga, já untada com manteiga.

  3. Misture a manteiga, o açúcar e as raspas de casca de limão com uma batedeira.

  4. Aos poucos, junte os ovos, 1/2 xicara de suco de limão e o leite, batendo sempre.

  5. Então junte a farinha, as sementes de papoula e o fermento, misture delicadamente e coloque na assadeira para assar, por 45 minutos.

  6. Quando estiver pronto, espere esfriar totalmente para então desenformar sem que o bolo se quebre.

  7. Enquanto espera, prepare a cobertura, juntando o açúcar de confeiteiro com mais 2 colheres de sopa do suco de limão. Misture, mexendo bem, até que forme uma massinha semilíquida, então despeje delicadamente sobre o bolo para que escorra pelas laterais.

  8. Pronto! Está feito o seu bolo com semente de papoula: delicioso e cheiroso.

  9. Saboreie, e depois nos conte nos comentários!


Onde encontrar semente de papoula?

semente de papoula numa colher e flores
A maioria das pessoas ainda não conhece os usos da semente de papoula

A semente de papoula pode ser encontrada nos maiores mercados de nossas principais cidades; os mercados municipais são um bom exemplo de onde procura-las. A semente de papoula ainda não tem um lugar cativo na culinária brasileira e passa despercebida pela maioria dos nossos lares, mas isso está aos poucos mudando, entre outras motivos, pelo advento da internet.


É verdade que pode ser um pouco difícil para encontrar essas sementes nas cidades pequenas de nosso país, e isso não se deve apenas à falta de demanda pela população. O principal motivo é que a papoula só é encontrada no Brasil através de importação, já que sua produção em solo nacional é proibida (falamos mais sobre isso no próximo tópico), o que faz com que uma documentação mais completa seja exigida dos importadores, encarecendo a importação e distribuição da semente.


A papoula

campo de flores de papoula
As plantações de papoula se estendem por quilômetros

A papoula é uma planta encontrada de forma abundante no hemisfério norte, onde é cultivada para fins de alimentação, produção de ópio e também ornamentação. Atualmente tem sido difundida pelo resto do mundo, sendo levada e cultivada em outras regiões do planeta.


A papoula é uma herbácea, tendo de 60 centímetros até pouco mais de um metro de altura, e produz flores muito bonitas, vistosas e de cores lindas, com tonalidades que podem variar entre branco, roxo, rosa, vermelho e azul.

Arqueólogos encontraram evidências de seu uso desde 1600 a.C., ao se depararem com frascos em formas especiais, parecidos com a estrutura que contém as pétalas da flor e onde é produzido o ópio, que nada mais é do que um látex que escorre ao se cortar a planta da papoula no caule.


Seu nome científico é "Papaver somniferum" e como dito anteriormente, é através dela que se produz o ópio, substância de ação analgésica, narcótica e hipnótica, usada na produção da morfina, da codeína, da heroína e da oxicodona, principalmente à partir do século XIX, quando as técnicas de produção farmacológica se aprimoraram muito.


Como medicamento, essas substâncias são utilizadas em grande escala, desde para o controle da dor, da diarreia e também como anestésico. Embora muitos estudos buscando outras substâncias com esses mesmos efeitos tenham sido realizados desde então, os produtos provenientes do ópio, os opióides, continuam sendo, ainda hoje, os mais potentes.


O ópio

museu do ópio na Tailândia
Uma visita que fizemos a um museu do ópio, na Tailândia

O ópio, por sua vez, é uma droga que tem encontrado muitos adeptos ao longo da história humana, porém ela causa dependência química e consequentemente, até mesmo a morte. O ópio já foi até o tema principal de conflitos militares, como as Guerras do Ópio, que aconteceram na China, séculos atrás.


Em sua grande maioria, as vítimas do ópio são jovens, e seu uso é considerado atualmente como quadro epidêmico em alguns países.


O cultivo da papoula com o foco somente no uso de suas sementes na culinária, para produção de alimentos, é bastante difundido pelo mundo. Nesse caso as variedades de papoula cultivadas tem um teor muito baixo de ópio.

Entre os principais países que fazem esse tipo de produção estão: República Tcheca, Turquia, Espanha, Austrália, Hungria, França, China, Canadá, Índia e Argentina.


No entanto, países como Myanmar, Tailândia, Afeganistão e Laos, possuem produção voltada para obtenção do ópio propriamente dito.


No Brasil é proibido o cultivo da planta de papoula, exatamente para evitar a produção e o consumo do ópio no país, que também é proibido. Porém, não é proibido o consumo das sementes de papoula na culinária, já que elas não contém essas substâncias perigosas, então é possível obter as sementes de papoula através de importação. No entanto, o processo de importação não é tão simples e exige a apresentação de vários documentos para se obter a autorização.


As sementes de papoula são seguras?

mulher pensando sobre semente de papoula
É importante conhecer profundamente o que está colocando dentro de seu corpo

Sim, as sementes de papoula são totalmente seguras e não contém quaisquer substâncias perigosas. Vários estudos já foram realizados para determinar a existência de substâncias nocivas nas sementes de papoula, já que seu uso é tão difundido na alimentação de boa parte da população mundial.


É importante lembrar que o ópio e os opióides são extraídos a partir da planta da papoula, e não das sementes. É através da seiva da planta, que é retirada ao cortar o caule da papoula, que se produz o ópio, e que se tem acesso aos seus vários alcaloides.

É com os alcalóides presentes no ópio que a indústria farmacêutica produz todo o tipo de medicamentos, todos necessitando de receita médica para serem utilizados, já que os alcalóides são substâncias estimulantes do sistema nervoso central e podem causar dependência psíquica e física.


Embora os alcaloides se encontrem presentes apenas na seiva da planta, por vezes pode ser encontrado também nas sementes. Isso acontece porque, conforme as sementes de papoula são manipuladas, uma pequena quantidade de alcalóides pode acabar sendo transferida para as sementes.


Mas todas as pesquisas apontaram que a quantidade de alcalóides encontrados em todos os alimentos que utilizam as sementes em sua composição tem níveis extremamente inferiores aos encontrados na semente in natura, e isso se deve, entre outros motivos, pelo resultado do aquecimento durante o cozimento.


Também foi observada a diminuição da substância mesmo quando simplesmente aquecidas na superfície de pão, por exemplo, não encontrando qualquer evidência de perigo à saúde. E mesmo sem aquecimento prévio, não há perigo no consumo das sementes de papoula.


Conclusão

semente de papoula num prato
A flexibilidade da semente de papoula é incrível

A utilização de sementes na alimentação vem se perdendo na modernidade, então é muito importante percebermos que existe uma retomada desses alimentos, pois trazem benefícios únicos a eles, além de características muito próprias das sementes.


Além disso, conhecer a infinidade de possibilidades na cozinha, ter contato com todo o tipo de alimento natural, elaborar receitas novas e assim evitar os ultra processados é uma tarefa que nos dá muitos benefícios em retorno.


E não se esqueça, o consumo da semente de papoula não acarreta qualquer risco à saúde, pelo contrário: seus nutrientes contribuirão para uma saúde melhor e sua textura e sabor trará novidade aos seus pratos.


Escolha os seus pratos preferidos e espalhe saúde, sabor e perfume.



Fontes:

Minifotos - deshapeealma.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

De Shape e Alma é o hub perfeito para todo assunto voltado a corpo, saúde e bem estar. Adoramos ter você conosco e esperamos te ver novamente, em breve!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

© 2023 por De Shape e Alma

bottom of page