O que a corrida faz no nosso corpo?
A corrida é um dos exercícios aeróbicos mais completos, pois trabalha o corpo e o sistema cardiovascular de forma eficiente e equilibrada, contribuindo para a saúde física e mental. E se você está começando na corrida agora, nós vamos te dar os melhores insights para entender melhor essa prática tão gostosa e útil para nossa saúde.
Pesquisas comprovam que correr, mesmo que seja durante apenas 5 a 10 minutos por dia, e em velocidade lenta, já diminui em muito o número de mortes relacionadas a doenças cardiovasculares. E esse é só um dos benefícios, vamos descobrir todos os outros agora:
Nesse artigo:
Caminhada x corrida: caminhada emagrece?
As duas formas de exercício, caminhada e corrida, são efetivas para perda de peso? A resposta é sim, já que contribuem para várias áreas que beneficiam o emagrecimento. A caminhada emagrece sim, e ainda melhora a saúde do coração. Para realizar a escolha entre esses dois tipos de exercício, é necessário observar os objetivos desejados e o nível de saúde e condicionamento físico em que se encontra.
Do início: começando a correr
Comece caminhando 3 vezes por semana, entre 20 a 25 minutos de duração. Na segunda semana caminhe 4 vezes durante 25 a 30 minutos. Aumente a quantidade de vezes por semana e/ou o tempo da atividade de acordo com a sua percepção de evolução.
Já no mês seguinte, se o seu progresso estiver constante, passe a correr nos últimos 10 minutos da caminhada, e se não aguentar, não tem problema, o começo pode ser difícil mesmo, então diminua para 5 minutos. Aumente, aos poucos, o tempo da corrida, e se precisar, diminua a caminhada, usando-a apenas como um aquecimento.
Seus resultados melhorarão de forma gradativa, junto com seu tempo de corrida, até atingir 30 minutos de corrida (ou mais!) ininterruptos. Conseguiu? Parabéns, você é um corredor!
Leia também: O que a corrida faz no nosso corpo?
Mas e os outros benefícios da corrida?
Durante a corrida, seu coração e pulmões trabalham muito e em sincronia, aumentando a circulação sanguínea e o aporte de oxigênio para toda a estrutura muscular do corpo. Dessa forma, o sistema cardiovascular atinge o seu ponto de mais eficiência e fortalecimento, elevando seus limites, pouco a pouco.
Trabalha todos os músculos
A corrida utiliza um grande número de grupos musculares, sendo os principais os das coxas, nádegas e abdominais. Também utiliza os quadríceps, os isquiotibiais, os flexores do quadril, além dos abdominais, panturrilhas, tíbias e os fibulares.
Transformação no corpo
Além da perda de gordura, ocorrerá um aumento da massa magra, mudando a estética e a forma do corpo. Essas transformações tornarão o seu corpo numa representação muito visível das suas atividades físicas, sua saúde e sua nova confiança.
Melhora a execução das atividades diárias
Sentindo-se energizado, todas as atividades são executadas com maior disposição. Subir uma escada logo após a corrida será muito fácil, e além disso, fortalecerá os músculos que trabalham ao redor do joelho, diminuindo qualquer dor em pessoas com problemas articulares.
Melhora a qualidade do sono
A realização de corrida ou outro exercício aeróbico melhora bastante o tempo e a qualidade do sono, e esse é um benefício percebido na mesma noite. É um efeito imediato.
Melhora o humor e aumenta a confiança
Durante a corrida, endorfinas e serotoninas são liberadas no corpo. Essas substâncias melhoram em muito o humor e a confiança, além de aumentar a memória e a capacidade de aprender.
E não precisa ser uma atividade solitária
A corrida é muitas vezes pensada como uma atividade solitária, mas você pode convidar amigos e familiares, ou então participar de um grupo de corrida, presente em várias cidades do país. As interações durante os treinos são sempre estimulantes e nos levam a querem nos tornar melhores e não desistir.
Prepare-se: escolha roupas confortáveis, tênis próprio para corrida, uma garrafinha de água, e comece!
*Lembre-se de procurar um profissional, se possível, para avaliar suas condições físicas e descobrir em qual intensidade deve começar.
Fontes:
Comments