Como me manter em forma quando estou longe de casa?
Seja numa viagem à trabalho ou à lazer, em alguns momentos é inevitável ficarmos longe de nossas atividades físicas preferidas, e se a viagem é longa, sempre nos preocupamos em perder nossos ganhos tão suados. O que fazer?
Mantendo-se em forma
Os estudos tem apontado que para haver uma perda perceptível em massa muscular e força física, o tempo necessário sem atividade deve ser por volta de 3 semanas. Antes disso também há perda, mas muito menos significativa e fácil de recuperar.
É importa frisar, porém, que se as pausas nos treinos forem constantes, mesmo que sejam curtas, elas podem sim atrapalhar o desenvolvimento e a manutenção de sua condição física, então é importante manter os exercícios na rotina sempre que possível.
Então se a sua viagem durar menos do que três semanas, não precisa se preocupar tanto, e caso queira voltar com tudo quando a viagem acabar, pratique alguns desses exercícios que separei, pois não precisam de equipamentos e trabalham as principais regiões do seu corpo. Dessa forma você se mantém minimamente ativa e pronta para retomar os treinos de imediato.
Exercícios para fazer durante uma viagem
Sempre que me afasto de meus halteres ou de uma academia durante uma viagem pratico esses exercícios físicos. Com o tempo testei vários movimentos diferentes e selecionei os que me deram os melhores resultados. Alguns são bastante simples, enquanto outros requerem um pouco mais de prática, treino e força. Mas todos valem o esforço.
.1 - Flexão
A flexão é um dos movimentos mais tradicionais e simples, e não é atoa, seu resultado no corpo é bastante óbvio. Além disso, é possível criar uma infinidade de variações, como a flexão em parada de mão, que eu também faço.
Se precisar aumentar a dificuldade de suas flexões (afinal, o ideal é fazer pelo menos 12/15 repetições em cada série), pode colocar os pés em algum lugar mais alto, como os braços de um sofá, ou até colocar pesos nas costas, como anilhas. Mas se for fazer isso, cuidado para não se machucar, não improvise com qualquer objeto.
.2 - Barras paralelas
Apesar desse exercício (que alguns chamam de "tríceps nas barras paralelas" e outros de "mergulho nas barras paralelas") originalmente ser feito nas barras paralelas, é possível fazê-lo de forma improvisada, desde que você tenha dois apoios bastante firmes e de mesma altura, como os braços de dois sofás, por exemplo.
Apenas tome bastante cuidado com a base que você escolher. Se não houver sustentação total, você pode errar e se ferir. Não corra esse risco.
.3 - Agachamento
O agachamento sem pesos é ótimo para quem está começando, mesmo que sejam necessárias uma quantidade maior de repetições. O movimento exige bastante esforço, os músculos trabalhados são grandes, e seu corpo vai sentir.
Se puder segurar alguma coisa pesada nas mãos, seja nas laterais do corpo ou na frente do peito, com as duas mãos, faça. Mas cuidado com o equilibro, e não quebre nada!
.4 - Panturrilha
O mesmo conceito do agachamento serve para as panturrilhas. Mas lembre-se que a panturrilha é um músculo muito resistente, e você precisa "vencê-la" pelo cansaço, então faça movimentos de subida e descida bastante lentos, evite tocar o chão para não descansar, e se puder, segure objetos pesados nas mãos.
.5 - Abdominais
As abdominais são livres, faça aquela que você preferir. No meu caso, faço sempre a bandeira do dragão, pois é a única abdominal que me deu algum resultado. É possível fazê-la em praticamente qualquer lugar, desde que haja uma base firme em que você possa se segurar. Mas esse é um exercício avançado, então fazer aquele que você consegue pode muito bem ser o suficiente.
Palavras finais
E caso você não consiga praticar nenhum desses exercícios, não se preocupe demais, os exercícios físicos existem para trazer benefícios físicos e mentais, e não te sobrecarregar. Aproveite a sua viagem e o tempo longe do dia a dia, e quando voltar, volte com força total.
Comments