Incenso - um dos melhores métodos de relaxamento e concentração
O incenso ainda é visto como "coisa de gente esotérica" no Brasil, mas ele é muito mais útil do que parece, e traria muitos benefícios se estivesse mais presente em nossas casas.
O que é incenso?
O incenso é feito tradicionalmente à partir da resina extraída da goma de plantas aromáticas, muitas vezes combinadas com óleos essenciais, ervas e especiarias. Seu processo de fabricação é originalmente feito a partir da moagem e mistura dessas substâncias, selecionadas conforme o aroma desejado.
A goma da resina da madeira é usada principalmente para se conseguir liga na mistura, e assim dar forma firme ao incenso, na maioria das vezes envolvendo varetas de bambu. Depois ele passa pelo processo de secagem e curagem para apurar o aroma e suas características peculiares.
Curiosidade: as varetas de bambu não são a única forma que o incenso pode ter. Uma das mais interessantes, que tem aparecido no Brasil aos poucos, são os incensos em forma de cone, que quando usado em incensários específicos para eles, formam delicadas cascatas de fumaça (também conhecido como incensário backflow, em inglês).
Como obter relaxamento e concentração usando incenso?
O aroma de incenso tradicionalmente relacionado ao relaxamento é o aroma de lavanda, enquanto que para a concentração usa-se principalmente o sândalo. Então a melhor forma de obter relaxamento e concentração é simplesmente fazer o uso dos dois tipos de incenso ao mesmo tempo, unindo assim o relaxamento e a concentração.
Seja qual for a sua escolha na utilização do seu incenso, a próxima etapa é escolher um local calmo, um espaço tranquilo e confortável (distante de materiais inflamáveis) e bem arejado, permitindo assim que a fumaça do incenso possa se espalhar por todo o ambiente sem impedimentos.
Coloque o incenso em um suporte próprio, como um incensário. Alguns são simples, porém existem outros trabalhados em detalhes, muito bonitos.
Posicione-se confortavelmente, almofadas são perfeitas.
Acenda o incenso. Lembre-se que não deve haver chama, mas apenas um fio de fumaça.
Concentre-se. Foque sua atenção e todos os seus sentidos na fumaça e no aroma que se espalha.
Respire profundamente e deixe os pensamentos vagarem para onde quiserem ir, sem fixar em absolutamente nada. Seja como o movimento da fumaça e o seu aroma.
A frequência ideal de utilização de incensos é, normalmente, de 1 à 2 vezes ao dia, porém, ainda que raro, algumas pessoas podem sofrer irritação nos olhos e mucosa, precisando diminuir essa frequência.
Qual é a origem do incenso?
Existem registros do uso de incensos há milhares de anos e em várias e distintas culturas. Ao longo do tempo ele foi usado em cerimonias religiosas, para fins terapêuticos, práticas espirituais e religiosas e rituais de culto à deuses dos mais diversos.
Seu uso hoje em dia mudou muito e assumiu benefícios muito mais relacionados à saúde mental, porém o incenso se mantém ainda em muitas práticas religiosas e espirituais até hoje, e preserva seu significado esotérico, o que traz até mesmo um charme especial para ele.
Palavrinhas finais
São muitos e variados os aromas dos incensos, e cada um deles traz benefícios bastante específicos. Um ótimo exemplo é o incenso de alecrim, que proporciona uma sensação de paz imediatamente após o uso, diminuindo assim a ansiedade.
Já o maravilhoso aroma da canela é creditado com a atração da boa sorte no amor e nos negócios. E temos também o jasmim, que aumenta a afetividade e desperta o amor.
Esses são só alguns exemplos, pois existem aromas para todos os gostos, todas as necessidades e todos os desejos. É só escolher e aproveitar de seus efeitos milenares.
Comments