Frutas da estação - muito mais baratas e nutritivas
Conhecer as frutas de cada estação pode ser uma tarefa mais difícil do que parece, que só vem com o tempo e a experiência, por isso reunimos as principais frutas do Brasil e separamos tudo o que você precisa saber para não errar
Nessa matéria:
As frutas da estação
Antes de mais nada (pois nos aprofundaremos bastante no assunto ao longo dessa matéria), a nossa lista com as principais frutas disponíveis em nosso país e suas respectivas estações. É importante notar que muitas dessas frutas possuem variedades diferentes em épocas diferentes, então para facilitar a consulta, juntamos todas as variedades numa só, ou a lista ficaria grande demais.
Então vamos às frutas e cada uma de suas estações:
Laranja - Ano todo
Abacaxi - Primavera, verão
Jabuticaba - Primavera
Morango - Primavera, inverno
Manga - Primavera, verão
Uva - Verão
Maracujá - Primavera, verão
Limão - Primavera, verão
Goiaba - Primavera, verão
Banana - Ano todo
Figo - Primavera, verão
Mamão papaia - Primavera, verão
Pêssego nacional - Primavera, verão
Melancia - Primavera, verão
Pera - Verão
Abacate - Verão, outono, inverno
Maçã nacional - Outono, inverno
Caqui - Outono, inverno
Coco verde - Primavera, verão
E se você preferir, uma versão bem mais bonita, em infográfico (baixe a imagem e consulte sempre que precisar):
Porque preferir as frutas da estação?
São muitas as espécies de frutas cultivadas em nosso país, tanto aquelas encontradas originalmente em nossas terras brasileiras quanto as que se adaptaram bem ao nosso clima e agora são parte indispensável de nossa alimentação. Cada uma dessas espécies possui características muito próprias, como sabores, cores, tamanho e formas, além dos diferentes nutrientes que as compõem.
Além disso, cada uma dessas frutas, para se desenvolver, precisa de nutrientes específicos no solo e níveis de umidade variados, encontrados nas diferentes regiões do país.
Outros fatores muito importantes são:
a temperatura,
a luminosidade,
a incidência de ventos
a incidência de chuvas
e a duração dos dias e das noites
São esses fatores que mais interferem na produção das frutas, tanto no plantio quanto no amadurecimento, e interferem de forma bastante direta. Por isso a importância das estações, são elas que determinam todas essas características em cada região.
Frutas e suas características
Daí encontramos as nossas frutas da estação, e ao nos aprofundar um pouco mais nesse tema, descobrimos que cada uma das estações do ano são apropriadas para determinadas espécies de fruta, e que seguindo essa linha de raciocínio temos acesso a mais nutrientes por um preço menor.
Além do termo "frutas da estação", também podemos usar frutas da época, que é muito mais comumente usado, e faz todo o sentido. Já o período específico de plantio é chamado de safra (que também é o nome usado para a quantidade obtida na hora da colheita), e é por causa dele que as frutas são mais gostosas, mais nutritivas e também com preços menores.
Mas não encontramos as frutas o ano todo?
É verdade, encontramos praticamente todas as frutas durante o ano todo, porém você já deve ter reparado que a qualidade não é a mesma, e isso inclui a aparência, como cor, tamanho e forma, além dos nutrientes.
Essas frutas "fora de época" são normalmente cultivadas em estufas e exigem, na maioria das vezes, uma quantidade maior de pesticidas, agrotóxicos e fertilizantes, podendo diminuir o valor nutricional e causando alteração no sabor, que fica mais aguado e muito menos atrativo.
E não é só isso, as técnicas de armazenamento e conservação estão cada vez mais aprimoradas e permitem a manutenção das frutas por meses e meses fora de sua temporada. As pesquisas científicas também melhoraram geneticamente muitas frutas e criaram variedades híbridas que possibilitam o plantio em épocas diversas, e até em condições climáticas menos favoráveis.
Outro fator que também influencia nessa disponibilidade de frutas fora de sua época de colheita é a possiblidade em tempos modernos de importar e exportar frutas para todas as regiões do país (e do mundo), mantendo assim a diversidade das frutas durante todo ano, mas afetando muito o preço.
Dica: uma forma fácil de verificar a sazonalidade das frutas quando você estiver no mercado é observar aquelas que estão sendo oferecidas em maior quantidade, muitas vezes em promoções e ofertas. Também observe nas etiquetas das frutas, caso estejam presentes, qual é a sua origem ou até mesmo conversando com o vendedor, muitos deles possuem um conhecimento que irá te surpreender.
As diferenças entre as estações
- Primavera
A Primavera é a época da maioria das frutas arroxeadas e avermelhadas, como a jabuticaba, o morango, a melancia, entre outras. As frutas com essas características possuem maior concentração de substâncias antioxidantes como o ácido ascórbico, os carotenoides, e os polifenóis.
Essas substâncias auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção de várias doenças cardiovasculares, de doenças neurodegenerativas (como o Mal de Alzheimer), e de alguns tipos de câncer, além da artrite reumatoide.
Isso tudo sem contar as vitaminas, os minerais e as fibras presentes em todas as frutas, tão importantes para a manutenção da nossa saúde.
- Verão
No Verão, o consumo de frutas desempenha um papel muito importante na hidratação, já que o nosso organismo perde muita água devido ao calor. O maracujá, o limão e o coco verde (que é sempre tão bem-vindo nas praias) são algumas das frutas que utilizamos nessa estação.
Além de muito saborosas e refrescantes, contém poucas calorias e são ricas em fibras, auxiliando na manutenção do peso. Muito mais do que apenas hidratação, os antioxidantes, os nutrientes como as vitaminas e os minerais são essenciais para o organismo.
- Outono
O Outono, com os seu seus dias mais longos e temperaturas mais amenas, nos traz aromas mais intensos e as cores mais fortes para as frutas e até os vegetais em geral.
Uma das frutas mais populares por aqui é o caqui. Além de vitaminas, sais minerais e antioxidantes, também é fonte de energia por possuir quantidades extras de glicose e frutose.
- Inverno
No inverno, a importância das frutas, além de todos os seus benefícios nas outras estações, se volta para a manutenção da hidratação do organismo, pois apesar das temperaturas mais baixas (e com isso menos desidratação), acabamos naturalmente ingerindo menos líquidos, exatamente por transpirarmos menos.
As frutas do inverno também ajudam a controlar a saciedade, o que contribui para evitar o ganho de peso que normalmente acontece nessa época.
A tangerina típica do outono e inverno é excelente para proteger das gripes e resfriados devido à sua concentração de vitamina C. E o morango, fruta preferida por muitos, fica perfeita se consumida em um delicioso fondue de chocolate para aquecer os dias mais frios.
Palavrinhas finais
Conhecendo as frutas da estação, além de ter acesso ao melhor de todos os seus sabores diversos e deliciosos, à beleza e ao perfume únicos à cada fruta, ainda temos todos os seus nutrientes e vitaminas em sua melhor quantidade e qualidade.
A natureza presenteia todos os nossos sentidos de formas diferentes em cada estação do ano, e prestando atenção nelas é que temos a melhor forma de entrar em contato com esse presente. Resta aproveitar!
Comments