As 4 frutas asiáticas mais exóticas do Brasil
O termo "frutas exóticas" se aplica àquelas frutas originárias de outras países, que muitas vezes chegam aqui no Brasil e caem em nosso gosto facilmente, afinal somos um povo receptivo ao novo. Quais dessas frutas você já conhece?
Frutas exóticas, mas brasileiras
Muitas dessas frutas exóticas se adaptam bem às nossas condições climáticas e passam até mesmo a ser produzidas aqui.
Atualmente, com a contínua expansão da globalização, novas frutas continuam a aparecer por aqui, e algumas já encontramos nos principais mercados, enquanto outras ainda precisam de um pouco mais de esforço na procura.
É verdade que mesmo aquelas que já tem produção ainda tem um preço salgado, muitas vezes, mas isso se deve à sua produção recente e por isso ainda pequena, algo que tende com o tempo a melhorar.
Suas cores, suas formas e seus sabores são sempre muito atraentes, tão distintos daquelas que conhecemos, e por isso chamam tanto a atenção. Além dos sabores diferentes, os nutrientes e as vitaminas também trazem mais variedade e muitos benefícios à saúde.
4 frutas exóticas asiáticas e seus benefícios
.1 - Lichia
A lichia é composta por nutrientes que previnem doenças cardiovasculares e hepáticas, além de controlar a glicemia e auxiliar na perda de peso. Também combate os radicais livres e auxilia na produção de colágeno, deixando a pele ainda mais forte e bonita.
Sua casca é fina e áspera, de cor vermelha, recobrindo a polpa branca e translúcida e bastante doce, com um toque cítrico.
.2 - Longan ou longana
O longan possui antioxidantes, que são substâncias capazes de prevenir o envelhecimento precoce. Fortalece o sistema imunológico e combate gripes e resfriados. Também é extremamente nutritiva.
Devido à sua aparência característica, é também chamada de "olho de dragão". Possui uma semente central, escura e grande, lembrando a íris de um olho. Sua casca é fina, dura, de cor marrom claro, e sua polpa é branca, suave e macia.
.3 - Mangostim ou mangostão
O mangostim possui alto teor de fibras, prevenindo assim problemas digestivos, além de quantidades significativas de lipídios e proteínas. A sua pectina também auxilia no controle do diabetes e do colesterol.
Sua casca é grossa e roxa, e não é possível retirá-la com a mão, como é o caso das outras frutas. É comum o uso de uma faca simples para isso.
Sua polpa é branca e macia, em forma de gomos, que contém uma semente em cada um deles. Seu sabor é sofisticado e complexo, por isso é chamado de "a fruta mais saborosa do mundo".
.4 - Rambutão ou rambutan
O rambutão possui grande quantidade de vitamina C, melhorando a imunidade, e fibras, que auxiliam no metabolismo, além de ser rico em minerais e antioxidantes.
Sua casca é firme e vermelha, toda recoberta por "pelos longos" e macios. Sua polpa é branca, doce e suculenta, envolvendo uma única semente. Seu nome tem origem na palavra "rambut", que significa cabelo.
Palavrinhas finais
Existem muitas outras frutas originárias da Ásia fazendo sucesso pelo Brasil, e provavelmente novas continuarão a chegar e conquistar o nosso gosto, essas são apenas algumas das que chegaram mais recentemente.
São sabores diferentes para agradar a todos os paladares, incrementar pratos e nos trazer novas descobertas. Que tal experimentar novas sensações?
Comments