Exercício para criança: como, quando e onde fazer?
A atividade física, que era parte do cotidiano de todas as crianças no passado, tem se tornado um fato cada vez mais raro hoje em dia. Por isso, separamos uma lista de orientações sobre como oferecer as melhores alternativas para que seus pequenos possam se desenvolver da melhor forma possível e prevenir tantos problemas futuros
É um fato inegável que as brincadeiras das crianças tem se transformado com o passar dos anos.
As crianças dos anos 70 tinham muito espaço físico para brincar, caminhar era muito mais comum para chegar em qualquer lugar, e a liberdade abria muito mais espaço para correr e se movimentar livremente pelas ruas e bairros.
Nesse artigo:
Brincadeiras de criança
As brincadeiras nas ruas, por falar nisso, sempre entre grupos de crianças que corriam, interagiam, socializavam (algo tão importante hoje em dia), praticamente não existem mais. Pular foguinho, uma das variações regionais das brincadeiras de pular corda, a amarelinha, e tantas outras brincadeiras, são apenas alguns dos exemplos dos jogos e brincadeiras que, além de condicionar fisicamente, também praticavam e desenvolviam a interação social.
Nesses jogos, as crianças ocupavam o espaço físico e interagiam com várias idades diferentes, criando suas próprias regras e exercendo sua criatividade. Suas habilidades sensoriais, motoras e emocionais eram assim trabalhadas e desenvolvidas.
Então vamos às atividades
Organizamos nossa lista de atividades de acordo com as idades, já que a capacidade e necessidade de exercícios físicos muda muito de acordo com o desenvolvimento da criança. Dessa forma, você pode se orientar e entender melhor em que ponto seus pequenos se encontram e oferecer as melhores alternativas =)
Até 1 ano
Conforme o Guia de atividade física do Ministério da Saúde, para as crianças de até 1 ano, devem ser estimuladas as atividades físicas leves, apenas deitadas de barriga para baixo ou sentadas. As crianças dessa idade não devem permanecer na mesma posição por muito tempo, então devem ser colocadas nessa posição por várias vezes ao longo do dia por pelo menos 30 minutos de cada vez.
Objetos compatíveis com sua idade devem estar sempre ao seu alcance, possibilitando que as crianças puxem, arrastem, empurrem e descubram novas interações. Esses são estímulos importantes para o seu desenvolvimento.
Importante: não é recomendável que a criança fique na frente de qualquer tipo de tela, independentemente da idade.
De 1 a 2 anos
As atividades para essa faixa etária devem possibilitar movimentos com os braços: pegando objetos, engatinhando, caminhando e tantos outros movimentos possíveis, sempre sem exageros. Deite-se no chão com seu bebê, faça movimentos de alongamento, coloque seus pés para o alto, movimente os braços e o tronco (tudo lentamente), e observe.
Aos poucos ele vai tentar imitar, criando movimentos muito importantes para seu fortalecimento muscular e consciência corporal. Cerque-o de objetos de diferentes formas, tamanhos e cores, sempre observando sua segurança, para que ele interaja, sinta a textura e segure entre suas mãos, pés e boca, sem correr riscos. É nessa fase que ele começa a andar.
Quando atingir de 3 a 5 anos
Aos 3-5 anos as crianças devem ser estimuladas a andar, pular, arremessar e correr. Já é possível praticar natação, lutas, danças, ginástica, caminhadas. À partir dessa idade, a criança começa a demonstrar interesse em atividades físicas e até a escolher a que mais lhe agrada.
Também é muito estimulante frequentar parques com brinquedos infantis. Esses brinquedos são muito bons por proporcionar novas descobertas físicas, além de possibilitar a socialização e interação com outras crianças da mesma idade. Esse contato entre crianças é muito importante também para o desenvolvimento social e cognitivo, além das habilidades sociais que já começam a aparecer.
Atividade para criança de 6 anos
É então aos 6 anos que as crianças demonstram interesse por skate, bicicletas, jogos esportivos no colégio ou no clube. Ainda assim, o incentivo à toda e qualquer atividade física deve partir da família.
Leve seu filho para ajudá-lo a limpar o quintal, a cuidar da casa do cachorro, tirar as folhas de árvore do quintal. Reduza seu tempo em frente à telas, crie atividades que possam realizar juntos. Deixe o carro em casa sempre que possível, e ao invés de ir dirigindo, vá caminhando, juntos.
Pré-adolescentes (entre 9 e 10 anos)
Nem todo pré-adolescente gosta de atividade física em academia ou em times esportivos (como futebol) por serem competitivos, então torna-se necessário procurar outra atividade com que ele se identifique e sinta-se bem em realizar, e até, quem sabe, praticar essas atividades junto com eles inicialmente para que possam adquirir confiança e prosseguirem sozinhos.
Mas lembre-se, é importante demonstrar, de forma natural, que os esportes em equipe são importantes, já que a vida adulta funciona à base do trabalho em time, e essa é uma habilidade que abre muitas portas.
Os pré-adolescentes com necessidades especiais também podem e devem se exercitar. Existem exercícios e até profissionais dedicados a trabalhar nesses casos. De qualquer forma, os pais podem se exercitar com seus filhos ao ar livre. Além de estabelecer assim um maior contato com a natureza, ainda há o contato com o sol, tão importante para a saúde, produzindo vitamina D e bem estar.
Finalmente: adolescentes (de 10 a 18 anos)
Nessa idade, muitas vezes o jovem começa à se interessar pela prática da musculação. Existia uma ideia muito disseminada de que a prática da musculação nessa fase da vida, em que o desenvolvimento do corpo ainda não está completo, levaria às estagnação e o adolescente pararia de crescer, tornando-se um adulto com altura abaixo da média. Sabe-se hoje, porém, que isso não é real, pois nenhuma pesquisa ou evidência científica conseguiu provar essa teoria.
As pesquisas, na verdade, mostram que a musculação (treinamento de força resistida), traz inúmeros benefícios.
É claro que, principalmente no caso de adolescentes iniciantes, as atividades físicas, sejam ao ar livre ou em academia, devem ser sempre bem planejadas e assistidas por um profissional treinador (e com treino específico para a idade e composição física individual).
Esses benefícios são os mesmos para adolescentes e adultos, ou seja: aumento da densidade muscular e óssea, melhoria no desempenho cardiorrespiratório, além da autoestima, entre tantos outros.
Benefícios da atividade física
Nos anos 80, as brincadeiras começaram à ceder espaço aos jogos eletrônicos, mas ainda existiam algumas interações e brincadeiras agitadas com os amigos. À partir daí, nos anos 90, mais e mais as crianças foram se distanciando das atividades físicas e concentrando seu tempo nos computadores, jogos virtuais e notebooks.
A tecnologia passou a ser a brincadeira preferida e até a única, em alguns casos. Já a falta de atividade física se tornou um fator muito importante para a obesidade, e o número de crianças obesas tem aumentado muito, trazendo outros problemas para a saúde, além de depressão e dificuldade nas interações sociais.
Durante as atividades físicas, as crianças socializam e criam laços, interagem com o outro, o que contribui muito para seu desenvolvimento emocional.
Um direito e uma necessidade
Todas as crianças têm o direito à atividades físicas, pois elas garantem muitos benefícios, como aumento no desenvolvimento completo de sua estatura, além de evitar o sedentarismo na vida adulta, desenvolver ossos mais fortes, controle de peso e auto estima elevada. É função dos pais estimular seus filhos.
Estudos comprovam que as atitudes e comportamentos dos pais acabam influenciando os filhos, inclusive aqueles relacionados à saúde e ás atividades físicas.
Os filhos, por sua vez, são influenciados pelo ambiente em que vivem, pelas condições oferecidas para a prática dessas atividades e principalmente pelo exemplo dos pais.
Importante: converse sempre com seu filho e, o mais importante, ouça o que ele tem a dizer.
Atividade física de acordo com a OMS
A OMS (Organização mundial de saúde) recomenda por volta de 60 minutos de atividade aeróbica com intensidade considerada moderada ou vigorosa, diariamente, para as crianças e adolescentes. A organização considera bastante preocupante o fato de as estatísticas demonstrarem que apenas um adolescente em cada cinco costuma praticar atividades de forma regular. E é para se preocupar mesmo.
O tempo de atividade física de 60 minutos realizado pelo jovem deve conter atividades aeróbicas de intensidade vigorosa, como dito anteriormente (quando o coração bate bem mais rápido e a respiração fica mais profunda e mais rápida), como caminhadas e corridas leves por pelo menos 3 vezes por semana, além de atividades que levem ao fortalecimento muscular, como flexões, abdominais e exercícios que usam o peso do corpo, como a calistenia.
Fontes:
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