top of page
Foto do escritorVilém S.

Exaustão: o que fazer, por que acontece e como não deixar que se repita

A exaustão é conhecida desde a antiguidade. Na Grécia Antiga, a palavra acídia significava "estado espiritual de apatia". Porém em nossa sociedade, com muitas demandas e pressões para se atingir a excelência à todo tempo, a exaustão tem se mostrado cada vez mais presente e frequente. Como lidar?

gato dormindo dentro de mala
Kim é sinônimo de exaustão, mas no caso dele, não há malefício
 

Nessa matéria:

 

O que é exaustão?

A exaustão é o cansaço extremo, que nos leva a incapacidade de concentração e foco, juntamente com a irritabilidade que a acompanha. É o esgotamento mental, e também físico, causado por estendermos todos os nossos limites físicos, mentais e emocionais muito além do suportável. Quantas vezes você já se deparou com situações em que insistiu em continuar, em levar adiante, e logo se percebeu numa rotina desgastante e absolutamente insuportável?


Quando se chega a esse nível de cansaço, é muito importante parar para avaliar a rotina, o trabalho e todas as obrigações à que se submeteu, e então, mudando a sua forma de levar a vida e as obrigações, identificar o agente estressante, o causador do problema, e se livrar dele antes que desencadeie outros distúrbios ainda mais preocupantes, como a síndrome de burnout, a ansiedade e até a depressão.


E não é tão simples quanto parece. A exaustão pode ser desencadeada por vários fatores, como:

  • excesso de trabalho,

  • problemas pessoais (incluindo conflitos no próprio trabalho),

  • demandas urgentes e complexas,

  • desequilíbrio entre tempo para trabalhar e tempo para a vida social e pessoal.

E não para por aí.

mulher exausta ao lado de bateria vazia
Uma das sensações principais é a falta de energia

Como surge a exaustão?

A exaustão tem ligação direta com o estresse. O estresse, por sua vez, é dividido em quatro níveis:

  1. alerta,

  2. resistência,

  3. quase–exaustão

  4. e exaustão.

- O primeiro nível, chamado de alerta, é considerado positivo, na verdade, pois é um grande motivador para a pessoa afetada por ele, fazendo com que essa pessoa torne-se mais dinâmica e ágil, o que pode trazer vários benefícios numa situação em que agir seja necessário. O alerta dura algumas poucas horas.


- Caso a fonte do estresse perdure por mais tempo, então você pode passar para a segunda fase, que é a fase de resistência. O corpo sente-se ameaçado por causa do estresse contínuo e busca o equilíbrio, deixando para você apenas duas opções: resolver o problema ou se adaptar à ele, aceitando-o. É nessa fase também que começa a surgir a sensação de estresse generalizado.


- Quase-exaustão é a fase em que o indivíduo não resolveu o problema que causa estresse, mas ainda tenta lidar e controlar os sentimentos negativos que continuam se acumulando. É importante aprender a não permitir que uma situação estressante chegue nesse nível. Mas não se culpe caso tenha sido o seu caso, pois pode ser bastante difícil perceber uma situação dessas até que ela já esteja bastante aprofundada.


- O último nível, propriamente conhecido como exaustão, surge com o fracasso total em eliminar o fator estressante. É quando esse cansaço ininterrupto se instala, e na maioria das vezes não entendemos o motivo, não fazemos a conexão entre uma vida estressante e essa canseira extrema. É nesse momento também que acabamos desencadeando, além dos sintomas mentais causados pelo estresse tão intenso, também sintomas físicos e emocionais.

mulher exausta tomando café
Depender demais do café pode ser um sinal de que você precisa melhorar sua rotina

Cansaço

O cansaço é um dos principais elementos da exaustão, e nada mais é do que a sensação de falta de energia. Mas nem sempre cansaço é sinônimo de exaustão. Podemos nos sentir cansados porque:


  • nos alimentamos mal (tenta fazer uma trilha pesada sem se alimentar direito, como eu já fiz),

  • dormimos pouco (o sono é uma das nossas formas principais de "recuperarmos" as energias),

  • nos exercitamos muito, como em atividades físicas ou trabalhos pesados (e isso inclui exercícios mentais),

  • vivemos numa rotina de estresse excessivo, como no caso da exaustão,

entre outros motivos.


É verdade, a relação entre cansaço e exaustão é intrínseca, e surge na forma de um cansaço, nesse caso, bastante específico, que não se dissipa com uma noite de sono bem dormida ou com um fim de semana de muito descanso. Na maioria das vezes, esse cansaço somente é eliminado com a identificação e eliminação da origem da exaustão, muitas vezes feita com a ajuda de um profissional, após um diagnóstico e tratamento específico.

homem cansado deitado sobre a mesa
Muitas vezes a exaustão se instala sem nós percebermos

Exaustão emocional

A percepção da exaustão se dá em três níveis:

  • o nível emocional,

  • o nível mental

  • e o nível físico,

comprometendo a funcionalidade plena de cada um deles.


A exaustão em nível emocional pode ser considerada a principal forma de exaustão causada por estresse, principalmente aquele que provém das relações de trabalho, familiares e sociais em geral. Ela leva à sensação de exaustão física e mental, também, pois quando seu equilíbrio emocional é quebrado, há dificuldade em se sentir aceita, bem quista, respeitada, compreendida, e toda a fortitude necessária para desempenhar tarefas físicas e mentais é completamente exaurida.


É então que podem surgir também as crenças limitantes, como sensação de incapacidade, inabilidade e ausência do sentimento de pertencimento, seja no trabalho ou no lar. É importante perceber esses sintomas e buscar entendê-los, além de procurar uma solução o quanto antes, seja alterando a sua rotina ou buscando orientação profissional. Mas lembre-se, uma das atitudes mais importantes nesse momento é colocar-se em primeiro lugar.

homem exausto debruçado sobre escrivaninha
A exaustão física é muito mais do que estar apenas cansada

Exaustão física

A Exaustão física nem sempre acompanha a exaustão emocional ou mental. Exaustão física significa apenas que estamos exigindo demais de nosso corpo, trabalhando por muito tempo sem o devido descanso. Quanto mais intenso esse trabalho, por períodos mais longos, e com menos descanso, maior é a intensidade da exaustão física, por isso é importante prestar atenção nos sinais que o seu corpo dá.


O mais curioso da exaustão física é que ela pode ser causada tanto pelo excesso de exercício físico como pela falta de exercício físico. Então é bom sempre levar esse detalhe em consideração quando procurar pela fonte do seus problema.

  • No caso do excesso de exercício físico, é mais fácil entender porque esse comportamento pode levar à exaustão física, mas não podemos esquecer que a exaustão é muito mais do que e sentir apenas cansada. E não se esqueça: exercícios intensos requerem descanso e alimentação apropriados.

  • No caso da falta de exercício físico, o que acontece é que o seu corpo torna-se demasiadamente fraco, e perde a aptidão natural de resistir à atividades mais intensas, colocando-se no estado de exaustão muito rapidamente.

Os alimentos que consumimos podem também ser os culpados, principalmente os açúcares. Nosso corpo demanda uma alimentação variada, equilibrada e rica em nutrientes, o que torna-se difícil na alimentação moderna, cheia de calorias vazias (como o próprio açúcar, as farinhas, as gorduras). Essa alimentação ruim leva a um enfraquecimento de nosso corpo como um todo, e sabota a nossa vitalidade, nos tornado preguiçosos e fracos.


Como está a sua relação com a tecnologia? Esse é um dos elementos mais comuns no enfraquecimento do corpo, atualmente. O uso excessivo de todo tipo de tecnologia, como smartphones, computadores, video-games e TVs, tem substituído cada vez mais as atividades físicas e sociais.

mulher cansada apoiada em mesa
A mente também possui um limite, e precisa descansar

Exaustão mental

Sentir a mente cansada, não conseguir se concentrar, não ter a menor vontade de executar tarefas mentais, principalmente aquelas repetitivas ou novas, com as quais você ainda não tem muita afinidade. É o bom e velho "sentir a mente cansada", mas que, nesse caso, não vai embora com um bom descanso. A exaustão mental deve ser motivo de preocupação quando é acompanhada por sintomas como:


- Cansaço mental e físico, que impossibilitam adormecer ou então, em outros casos, se manter acordado, adormecendo acidentalmente em situações perigosas, como enquanto dirige um veículo.


- Dificuldade em manter estabilidade emocional, com mudanças bruscas de humor, lapsos de memória, necessidade de isolamento social e baixa autoestima.


A exaustão mental também causa:

  • Fuga da realidade: que é o hábito de evitar a realidade, buscando atividades que lhe façam esquecer do problema, temporariamente, ao invés de enfrentá-lo, e pode levar até mesmo ao desenvolvimento de vícios sérios.

  • Fadiga persistente: aquela falta de energia persistente, que te persegue da hora em que acorda até a hora de dormir e parece não ter solução. É um sintoma universal da exaustão e deve acender o alerta quando persiste por um longo período de tempo.

  • Dificuldade de concentração: presente nas tarefas mais complicadas e demandantes, mas também nas mais simples. Essa falta de concentração pode estar também relacionada à fuga da realidade, pois é notório que perder o foco nos leva a buscar distrações onde nos sentimos momentaneamente bem.

  • Problemas gástricos e intestinais: entre os mais conhecidos, a gastrite, a queimação, o refluxo, mas também questões relacionadas à diarreia ou dificuldade em evacuar. Deve-se sempre ter em mente que há uma enorme gama de causas para esses sintomas e, caso eles não cessem com o passar do tempo, é importante procurar ajuda médica e não se autodiagnosticar.

  • Irritabilidade: qualquer coisa te tira do sério? Um comentário fora de hora, uma pequena provocação de um amigo, não ter o que você quer, na hora que quer? Se a irritabilidade é uma constante em sua vida, cuidado, é importante não afastar as pessoas mais próximas, pois ter conexões saudáveis é uma das formas de combater as causas da exaustão.

mulher exausta com síndrome de burnout
A síndrome de burnout se tornou um dos grandes problemas modernos

A síndrome de burnout

Síndrome de burnout é a exaustão causada por estresse crônico (aquele que é permanente, num longo período) Porém essa exaustão é relacionada ao local de trabalho, e quando não é tratada já há algum tempo, resultando num sentimento de esgotamento total. Os sintomas incluem:

  • total e completa falta de energia, todo o tempo,

  • sentimento constante de derrota, incapacidade e fracasso,

  • negatividade com relação a tudo o que é relacionado ao trabalho.

A síndrome de burnout é considerada difícil de ser tratada, mas essa dificuldade depende bastante da intensidade e do tempo em que ela está instalada na pessoa afetada. Quanto mais longa a duração dessa síndrome, maior a necessidade de procurar ajuda profissional, e o quanto antes, melhor, sempre.

Como superar a exaustão

homem solitário na areia da praia
É importante parar para perceber como você se sente

- Procure ajuda profissional: que avaliará se existe algum problema físico, como uma doença preexistente que pode estar minando sua energia e causando todos os sintomas, entre outras possibilidades, como efeitos colaterais de remédios dos quais você faz uso (fazendo a substituição dele).


- Converse com um amigo ou faça novas amizades, busque conhecer a realidade de outras pessoas e perceba como elas lidam com o cotidiano delas. Imite as atitudes boas, e evite as ruins.


- Estabeleça prioridades para suas tarefas diárias, e faça isso da forma que funcione melhor para você. Talvez você precise de mais organização, talvez precise apenas deixar de lado parte da rotina que não te serve de nada, quem sabe reservar um tempinho para um pouco de relaxamento?


- Movimente-se: o ânimo está baixo? Insista. Pratique uma atividade física; coração, pulmões e músculos, ao trabalharem mais, por mais incrível que pareça, te devolverão sua energia, principalmente se você for uma pessoa sedentária. A produção de endorfina, considerado o hormônio da felicidade, alivia a dor, reduz o estresse e te coloca num estado de bem estar.


Beba muita água: todos nós já conhecemos aquela velha história de que nosso corpo é composto por 70% de água, e é verdade. Deixar faltar água prejudica o seu organismo de mais formas do que você imagina. Um dos maiores benefícios será para a sua concentração e um estado de alerta bastante aumentado.


- Procure se alimentar de forma saudável e balanceada. É como apontamos no começo da matéria, a alimentação saudável é essencial, principalmente hoje, onde a comida ruim é parte intrínseca de nossa cultura, e os ingredientes naturais e saudáveis são cada vez mais difíceis de encontrar. Lembre-se: você é o que você come.


- Vá para a cama cedo, e não pare por aí. Na hora de dormir, é importante:

  • se afastar de todos os tipos de telas,

  • preparar o seu quarto de forma aconchegante,

  • usar lençóis macios e confortáveis,

  • manter sua casa com pouca iluminação indireta (e nenhuma direta, na hora de dormir),

  • fazer um relaxamento com música suave, se precisar,

  • usar óleos essenciais, incensos, qualquer coisa que lhe traga sensações boas e leves,

  • e então durma bastante, e bem.

mulher que não consegue dormir insônia
Por mais incrível que pareça, a exaustão pode te fazer dormir pior

Porque é tão importante lidar com a exaustão? ou "uma história sobre a exaustão"

Houve uma época em que eu fazia faculdade, cursos livres e ainda construía o meu próprio negócio, o que me deixava com o tempo bastante limitado, sem espaço nenhum para o lazer, e o descanso nunca passava do mínimo aceitável.


Era uma época de descobertas e aprendizado, onde muita coisa nova acontecia, ao mesmo tempo, e a busca por um lugar ao sol era de longe o meu maior objetivo. Talvez você também esteja num momento parecido com esse. Talvez, no seu caso, sua prioridade seja a sua família, ou então construir um patrimônio.


Esse foco intenso é muito importante, pois é apenas com ele que atingimos os nossos objetivos, mas há um grande porém nessa história: o foco também nos distrai e nos impede de ver os pequenos sinais de que precisamos descansar. E descansar é uma etapa essencial para que consigamos atingir nossos objetivos.


Foi só muito mais tarde que percebi que me encontrava num período de extrema exaustão. Não conseguia realizar as minhas atividades com a vontade de antes, não tinha mais ideias novas, sentia-me cansado e não via mais os meus objetivos com o ânimo de antes. O sonho havia deixado de ser sonho, e eu não percebi.


Passei a me isolar, a me sentir incompetente, e não conseguia mais ver o futuro que antes parecia tão óbvio. No meu caso, por sorte, o único afetado era eu mesmo, então ao perceber que eu precisava de ajuda, bastou que eu passasse por cima do ego e buscasse essa ajuda para entender o problema e aprender sobre as soluções.


E é aí que está o segredo. Se você não está satisfeita com a sua situação atual, sente-se exausta e suspeita que o problema possa ser mais profundo, olhe para dentro de si mesma, com carinho, e procure os sinais. E o mais importante, procure ajuda. A vida deve ser sobre atingir seus objetivos, lutar pelos seus sonhos e construir uma vida.



Fontes:

Comentarios


Minifotos - deshapeealma.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

De Shape e Alma é o hub perfeito para todo assunto voltado a corpo, saúde e bem estar. Adoramos ter você conosco e esperamos te ver novamente, em breve!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page