top of page

Dor na panturrilha - causas, sintomas e prevenção

Foto do escritor: Rozi CabriniRozi Cabrini

Dor nunca é bem vinda, e quando se trata da panturrilha, que está em uso o tempo todo, a situação pode se tornar realmente desagradável, e até séria. Por isso fizemos essa compilação de sintomas, motivos e soluções, para você realmente se livrar dessa dorzinha chata.

panturrilhas de mulher em academia
Entenda e aprenda a evitar a dor na panturrilha
 

Nesse artigo:

 

Dor na panturrilha

A panturrilha, também conhecida popularmente como batata da perna, é formada por três músculos: o gastrocnêmio, o sóleo e o plantar. Na maioria das vezes, a dor forte na panturrilha surge quando acontecem câimbras ou alguma tensão muscular simples.


Embora as cãimbras possam ser extremamente dolorosas e essa dor muscular persistir até mesmo por alguns dias (e por isso mesmo pode nos causar bastante preocupação), na maioria das vezes não significa nada grave.


No entanto, existem algumas situações em que essa dor pode indicar outros problemas mais sérios que exigem um diagnóstico médico e até um tratamento específico. Observe os sintomas que você tem sentido:

  • A dor surge (e aumenta) à medida que você caminha, parando de doer assim que você fica em repouso?

  • Ou então aparece à noite ou em repouso, e persiste por mais de dois dias?

  • Há inchaço na articulação do tornozelo?

  • Você tem apresentado febre?

Não ignore os sintomas que acompanham a dor na panturrilha, é sempre bom estar atenta a eles, principalmente se decidir procurar um médico.

garota amarrando os cadarços de seu tênis
Uma dessas regiões do corpo que só percebemos quando temos algum problema

O que é a panturrilha?

A panturrilha é formada por um grupo de músculos e é a maior responsável por nossa movimentação. Nosso caminhar, correr, saltar, e também devemos a ela nossa habilidade de permanecermos em pé e em equilíbrio constante.


Apesar de ser conhecida também como nosso "segundo coração", poucas pessoas sabem que isso se deve à sua importância para a circulação. O coração bombeia sangue para cada uma das partes do corpo, e logo depois que o sangue faz sua troca gasosa, precisa retornar para o coração. É aí que entra o trabalho da panturrilha, auxiliando o sangue que está nos pés e na perna a vencer a força da gravidade e subir de volta ao coração.


Assim, a panturrilha é considerada uma bomba muscular e até chamada de "coração venoso periférico".

Entende agora por que os médicos sempre recomendam caminhadas diárias? É também por isso que os cuidados com a panturrilha devem estar sempre em primeiro lugar.

O funcionamento dos músculos da panturrilha de forma detalhada: os músculos da panturrilha pressionam as paredes das veias que os cercam, causando assim o deslocamento do sangue para cima. Estas veias possuem válvulas venosas (isto é, transportam sangue venoso, pobre em oxigênio) em seu interior, que se abrem somente em um sentido, que é para cima, enviado o sangue de volta ao coração.


Quando, por algum motivo, o retorno do sangue venoso para o coração não é eficiente, começam a surgir outros problemas como:

  • varizes

  • inchaço

  • pernas pesadas

  • e nos casos mais extremos, até mesmo ulcerações

pessoa com dor na panturrilha
As dores são sempre sinais importantes, não as ignore

Gastrocnêmio e sóleo

Como dito anteriormente, os músculos da panturrilha são conhecidos como gastrocnêmio, sóleo e plantar, e realizam um trabalho em conjunto para nossos movimentos de locomoção, como o caminhar e o correr.

  • O gastrocnêmio é o responsável por elevar nosso calcanhar quando estamos com a perna estendida e reta, permitindo que possamos dar início aos nossos passos e finalmente caminhar

  • O músculo sóleo, por sua vez, realiza o movimento inverso, permitindo que o calcanhar estenda o pé para baixo, quando nosso joelho está dobrado, garantindo o equilíbrio da perna

  • Já o músculo plantar, trabalhando em conjunto com o gastrocnêmio, permite a extensão do tornozelo quando o pé está no alto, e também ajuda a dobrar o joelho quando estamos parados

Outra estrutura importante é o tendão de Aquiles, que nada mais é do que a junção do tecido conjuntivo dos três músculos da panturrilha aos pés, permitindo que em conjunto trabalhem para possibilitar nosso deslocamento.

mulher treinando pernas numa academia
É muito importante cuidar das panturrilhas

Algumas das principais causas das dores na panturrilha


- Câimbras

As principais causas da câimbra são a desidratação, os exercícios extenuantes e o desequilíbrio dos minerais no organismo. Nesses casos, pode-se evitar a ocorrência da câimbra mantendo o organismo sempre bem hidratado e fazendo alongamentos em momentos específicos do dia (ao acordar e depois de exercícios extenuantes, por exemplo).


Pode-se aliviar a câimbra, quando ela ocorre, forçando o músculo afetado com a mão, num movimento contrário à direção da contração (mas muito cuidado para não se machucar), se preferir não fazer esse movimento, apenas se concentre e espere que a contração passe.


As câimbras podem também ocorrer (ou se intensificar), em alguns casos, durante a gravidez, principalmente nos últimos meses da gravidez. No entanto, existem outras causas menos comuns e mais graves, como por exemplo:

  • hipotireoidismo

  • diabetes

  • insuficiência renal

  • alcoolismo

Nesses casos, é necessário o diagnóstico e o acompanhamento e tratamento médico.


- Inflamação do Tendão de Aquiles

Por estar ligado diretamente à panturrilha, a inflamação desse tendão irradia a dor por toda a panturrilha. Sua causa normalmente se dá devido a exercícios físicos extenuantes, que exigem esforço físico maior do que o habitual.


Quando é simplesmente uma inflamação, o problema pode ser corrigido facilmente, porém pode ocorrer ruptura parcial ou até total do tendão de aquiles, logo, dependendo dos sintomas e da intensidade da dor no tendão, pode haver a necessidade de consultar um médico para avaliar a possível ruptura, indicando os medicamentos corretos para o tratamento e até, em casos mais sérios, uma cirurgia.


- Trombose na perna e seus sintomas

O mais importante sintoma que indica uma possível trombose é o surgimento de vermelhidão na região afetada. Outros sintomas são o inchaço, o aumento da temperatura na área do inchaço, acompanhada de dor ou sensibilidade.


Isso acontece quando existe algum coágulo de sangue instalado nas veias superficiais, que caso não tratado, pode se expandir e se aprofundar, originando a trombose venosa profunda, que é uma doença grave, podendo ocasionar complicações a curto e a longo prazo.

  • A curto prazo temos, por exemplo, a embolia pulmonar, que pode ser causada pelo desprendimento de um desses coágulos, que cai na corrente sanguínea e chega até os pulmões, se instalando na região e impedindo a passagem de sangue.

  • A longo prazo, uma das grandes preocupações é a síndrome pós-flebítica (ou pós-trombótica), que pode ser prevenida se você agir na hora certa (não deixe que chegue a isso).

pernas e panturrilhas com varizes
Cuide das varizes antes que elas piorem

- Varizes

Não é muito comum que as varizes causem dor, porém quando surgem essas dores elas são bastante incômodas, atingindo em cheio a qualidade de vida da pessoa afetada. Os sintomas de varizes que atingiram um nível mais intenso incluem:

  • pernas cansadas

  • sensação de peso nas pernas

  • câimbras

  • coceiras

  • dor

  • sensação de pressão nos músculos da região

Para aliviar essa dor, coloque as pernas em uma altura pelo menos ao nível do coração, sobre travesseiros ou almofadas, facilitando assim o retorno do sangue ao coração devido à gravidade. Você também pode:

  • flexionar as pernas, sempre que possível

  • caminhar bastante, pois isso facilitará a circulação do sangue

  • hidratar-se bem também é muito importante

  • usar água fria para lavar as pernas, diminuindo o calibre (grossura) das veias

Todas essas medidas, claro, são paliativas, e um médico deve ser consultado para avaliar e finalmente resolver o problema, antes que ele se torne ainda mais sério.


- Claudicação intermitente

Os sintomas da claudicação intermitente incluem câimbra e dor ao se exercitar ou caminhar. São sintomas que geralmente se manifestam nas panturrilhas, mas também podem ser sentidos até mesmo nos glúteos.


Outra característica é que aumentam de intensidade durante caminhadas, impedindo a continuidade dos movimentos, e quando os movimentos param devido a dor, as dores também param. Esses sintomas ocorrem normalmente quando há falta de oxigenação dos músculos (quanto maior o trabalho muscular, maior a necessidade de oxigenação de suas células).


A falte de oxigenação é causada, normalmente, pelo estreitamento das artérias e até bloqueios causados pela aterosclerose (entupimento por colesterol ruim). São várias as causas da aterosclerose, como diabetes, pressão alta, tabagismo e colesterol alto.


- Perda de força nas pernas

A dor na panturrilha pode levar a pessoa à evitar se movimentar adequadamente, causando a sensação de diminuição da força muscular, no entanto, se essa situação não se prolongar por muito tempo, não há perda de força real, apenas o incômodo da dor, que é temporário.


Quando ocorre real perda de força nas pernas, as causas são outras e podem ser graves ou não. Nesse caso, é importante a consulta médica para obter diagnóstico e tratamento.

Os exercícios são, de longe, a melhor proteção
Exercitar as panturrilhas é a melhor proteção

Como cuidar das panturrilhas?

A panturrilha, o nosso segundo coração, deve ser muito bem cuidada. Que tal fazer seu fortalecimento com alguns exercícios bem fáceis e práticos?


.1 - encontre em sua casa uma porta que tenha um pequeno degrau. Apoie suas mãos na parede, posicione seus pés no degrau, apoiando-se somente com a parte anterior do pé (onde ficam os dedos), deixando os calcanhares suspensos, sem apoio.


Eleve seu corpo com o apoio da parte anterior do pé, segure no alto, então abaixe logo em seguida, lentamente, até que os calcanhares ultrapassem o degrau, mas sem tocar o chão. Volte à posição inicial e repita o movimento por quantas vezes conseguir. Pense no movimento que alguém faz ao ficar nas pontas dos pés e será fácil de entender o movimento.


Fazendo 3 sequências completas desse exercício, algumas vezes por semana, você sentirá uma melhora bem grande no condicionamento de suas panturrilhas.


.2 - uma variação do primeiro exercício: apoie as mãos na parede enquanto posiciona apenas um dos pés no degrau, apoiando somente a parte anterior dele, como no exercício anterior. Mantenha o outro pé suspenso, sem usá-lo como apoio ao tocar no chão.


Faça o movimento de elevação do corpo, com o pé que está no chão, até a altura máxima que puder, então volte à posição inicial. Faça quantas repetições puder, troque de perna, e repita o movimento, agora com a outra panturrilha.


.3 - Sente-se em um banco ou cadeira, coloque um peso sobre cada um dos joelhos. Pode ser um haltere, caso você tenha, ou então improvise, serve até mesmo um saco de arroz de 1 kg.


Mantenha os pés apoiados no chão, levante o calcanhar até a altura máxima que você conseguir, permanecendo assim por aproximadamente 1 minuto, e em seguira volte à posição inicial. Faça 3 séries de quantas repetições conseguir, e tente sempre aumentar o número de repetições, com a prática.


Dica: em todos os casos, comece com o número de repetições que faça com que você se sinta confortável e, como dito anteriormente, busque aumentar essas repetições quando se acostumar com a quantidade atual. É essa evolução que causará o fortalecimento de suas panturrilhas e consequentemente a proteção delas.


Quer fortalecer ainda mais sua panturrilha? Ande e, se possível, corra.

panturrilhas com sapatos de salto alto
Cuide sempre de todo o seu corpo

Últimas palavras

É importante cuidar de todos os aspectos de nossa saúde, e sentir dor nunca é um bom sinal. Se você encontrou esse artigo, significa que algo já está te incomodando há algum tempo, então não deixe para depois. Perceba o seu corpo, pratique exercícios, e se achar que é necessário, busque um médico. Apenas não deixe as coisas como estão, pois essa nunca é uma boa opção.



Fontes:

Comments


Minifotos - deshapeealma.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

De Shape e Alma é o hub perfeito para todo assunto voltado a corpo, saúde e bem estar. Adoramos ter você conosco e esperamos te ver novamente, em breve!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page