top of page
Foto do escritorRozi Cabrini

Cintura fina - como finalmente conseguir?

As características do corpo de cada uma de nós são determinadas por vários fatores, como alimentação, prática de exercícios físicos, índice de massa corporal e genética. Você sabe como utilizar esses fatores à seu favor?

mulher de cintura fina com flor
Busque sempre por aquilo que te faz feliz

Todo exercício físico auxilia na perda de peso, mas cada um tem a sua forma de fazê-lo e os níveis de eficácia podem variar bastante. Mas é sabido hoje que aqueles exercícios que mais aceleram o metabolismo são os que mais provocam o gasto de calorias e a queima de gordura.


Exercícios aeróbicos

Também chamados de exercícios de cardio, ou cardiorrespiratórios, porque além de queimar calorias fortalecem o sistema cardíaco e o sistema respiratório, os exercícios aeróbicos vão muito além da perda de peso, pois são essenciais para um corpo forte e saudável.


Entre eles temos a natação, a corrida, o ciclismo, vários aparelhos de academia (como esteiras), estre tantos outros. Também são aeróbicas as atividades em grupo como dança, spinning e zumba.


HIIT

HIIT significa treinamento de intervalo de alta intensidade, ou high-intensity interval training, em inglês. O HIIT não possui um plano pré-definido. Ele pode variar por muitas atividades físicas diferentes, em qualquer ordem, como bicicleta, esteira, burpee, tudo intercalado.


São exercícios praticados com alta intensidade, em um período curto, seguido de um intervalo para a recuperação, e então reiniciar. É devido á essa intensidade, essa forma quase ininterrupta de movimento, com pouco descanso, que há um aumento muito maior no gasto calórico.


Musculação

A musculação provoca um gasto calórico bastante diferenciado quando comparado às outras atividades. Seu gasto calórico continua maior mesmo após o termino do treino, o que leva à perda de peso de forma contínua.


A reconstrução dos músculos exige energia, porém muito mais do que isso, o aumento de sua massa muscular requer um consumo maior, seja para os movimentos diários, seja para a manutenção de seu organismo.


Assim, há uma perda de peso, caso não haja aumento no consumo de calorias.


Dica importante - fortalecimento dos músculos abdominais: com o fortalecimento dos músculos abdominais, fica muito mais fácil fazer qualquer tipo de exercício, já que o abdômen é usado como músculo estabilizador numa imensa quantidade de movimentos, além de manter os órgãos internos da região abdominal firmes, evitando aquela barriguinha saliente, principalmente após uma refeição.


Cirurgia

Outra opção para diminuir a cintura é a cirurgia de lipoaspiração (ou a lipoescultura), porém é sempre bom lembrar que todo procedimento cirúrgico tem riscos e consequências, e muitas delas não são esclarecidas adequadamente pelos médicos, como a perda de sensibilidade na região e muitas vezes a necessidade de manutenção à longo prazo.


Mesmo quando realizada pelos melhores cirurgiões, ainda existem riscos, e por isso mesmo, antes de qualquer decisão, busque se informar, busque uma segunda opinião (e uma terceira, se precisar), pois afinal, é o seu corpo, e ninguém cuidará tanto dele quanto você.

Tente, antes de tomar uma decisão, mudar o seu estilo de vida, a sua alimentação, além de incorporar exercícios físicos no seu dia a dia. Conseguindo a cintura fina tão desejada através de métodos naturais, você ainda recebe de bônus a melhora da sua saúde e o fortalecimento de todo o seu corpo.


Genética

A genética é um fator bastante importante e determinante no formato de nosso corpo, e a cintura não fica de fora. A genética determina a nossa estrutura natural, definindo onde a gordura será armazenada, em quais quantidades, e até a facilidade ou dificuldade em ganhar e perder peso.


Mas nunca leve as suas características genéticas como uma resposta definitiva para você conseguir ou não alcançar os seus objetivos,

já que os nossos hábitos alimentares, juntamente com os exercícios corretos, conseguem sim interferir de forma positiva, nos levando a alcançarmos, ou ao menos nos aproximarmos, da composição corporal que desejamos.

Os cuidados com a alimentação regrada, juntamente com a prática de exercícios físicos determina o nosso índice de massa corporal, e são muito importantes para determinar nossa forma física.

Para diminuir a cintura, independentemente da sua condição genética, tipo físico ou outras características determinantes, a primeira providência ainda é perder peso.


Palavrinhas finais

A cintura fina depende de vários fatores, mas no final das contas, o que importa mesmo, é se você está fazendo o que pode para encontrar a forma física que procura. Procurar por métodos drásticos, como as cirurgias plásticas, não leva a um efeito duradouro, já que hábitos ruins te levarão a ganhar peso novamente e rapidamente perder a forma que te custou tão caro.


Pense em seu corpo como o seu bem mais precioso, e cuide dele com muito carinho. Ele irá te retribuir o cuidado.

Minifotos - deshapeealma.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

De Shape e Alma é o hub perfeito para todo assunto voltado a corpo, saúde e bem estar. Adoramos ter você conosco e esperamos te ver novamente, em breve!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

© 2023 por De Shape e Alma

bottom of page