Caminhar na praia: quais são os benefícios?
O litoral oferece muito mais do que sol e mar. Seus ambientes únicos podem ser o cenário ideal pra praticar exercícios físicos e se manter em forma.
Caminhar na praia
Caminhar na praia é a atividade perfeita para aqueles dias mais nublados, frios, que vez ou outra acaba nos pegando na praia, mas não se resume à isso, pois é a atividade perfeita também para dias ensolarados e quentes, desde que você se proteja adequadamente do sol.
Essa é honestamente uma das minhas atividades favoritas quando estou no litoral: caminhar, observar, escutar, sentir o movimento das ondas, do vento, de um lado ao outro do horizonte. São muitos estímulos que não encontramos no dia a dia da cidade grande, e deixá-los passar despercebidos é quase um pecado.
Mas muito além de uma atividade particularmente favorita, a caminhada na praia traz muitos benefícios, e vários deles você não encontrará nas caminhadas em lugares tradicionais, como pistas de caminhada, praças ou parques urbanos. Alguns desses benefícios são bastante básicos e óbvios, mas há sempre um ou outro segredo que acabamos aprendendo com a prática.
Benefícios de se caminhar na praia
.1 - A areia: por um lado, a areia oferece resistência, e o afundamento que percebemos a cada passo exige mais energia e força do que o que é necessário numa superfície firme. Por outro lado, ela absorve impacto, então seus joelhos (e outras regiões mais sensíveis de suas pernas) são menos agredidos pelo movimento, facilitando até mesmo as corridas, conhecidas pelo seu impacto grande nas articulações.
Também ocorre maior queima de calorias devido à resistência da areia durante todo o movimento, o que ainda auxilia no fortalecimento dos músculos do glúteo, coxas e panturrilhas.
.2 - O ambiente: o som do mar, a brisa suave que acompanha as ondas, o sol, e a minha característica favorita nas praias fora de época: o silêncio. Todas essas qualidades transformam uma simples caminhada na praia numa sessão de relaxamento, onde você absorve tudo o que está ao seu redor e pode ter finalmente tempo para pensar, e muitas vezes chegar a conclusões importantes sobre a sua vida. Aproveite esse momento para se escutar e se conhecer.
.3 - O exercício: fazer qualquer tipo de exercício é sempre bem-vindo. As melhorias em sua saúde e os benefícios de longo prazo são inegáveis, e quando se está num ambiente tão agradável, é impossível não querer se exercitar um pouco. Aproveite a oportunidade, e quem sabe você não leva esse hábito tão gostoso de volta com você?
.4 - As pessoas: as pessoas, quando estão de férias, estão muito mais abertas à interações. Você vai perceber outras pessoas caminhando, e muitas vezes esses breves encontros levam a pequenas interações. Interagir com estranhos, turistas de todo o canto do pais (e às vezes do mundo), com seus sotaques e hábitos, nos traz estímulos interessantes, principalmente se você trabalha em escritório e vê sempre as mesmas pessoas.
.5 - Endorfina e serotonina: toda atividade física libera esses hormônios que nos trazem as sensações de felicidade e bem-estar, porém, quando em contato direto com a natureza, com o som do mar e os pés na areia, a liberação desses hormônios é potencializada, aliviando sintomas do estresse e da depressão. A saúde mental agradece.
.6 - Vitamina D: grande parte da população tem deficiência de vitamina D, que é tão importante para o fortalecimento dos ossos e para a prevenção de muitas doenças. Caminhar por ao menos 30 minutos pela manhã ou no finalzinho da tarde possibilitará a absorção da vitamina D de que seu corpo precisa, além de trazer todos os outros benefícios da caminhada.
Últimas palavras
E se a praia não é o seu forte (ou se já vive perto de uma), existem muitas alternativas, como as trilhas pelas várias regiões montanhosas do Brasil, os campos, as matas, e cada uma das regiões do país exibe toda uma gama diferente de visuais e sons para você experimentar pela primeira vez. O único limite é a sua vontade de conhecer e descobrir mais.
Comments