Barrinhas de proteína: será que vale a pena?
Companheira de muitos frequentadores de academia e até de quem quer apenas um lanchinho rápido e saudável, as barrinhas de proteína se tornaram parte do dia a dia de muita gente. Vamos descobrir se esse é mesmo um bom hábito.
Nesse artigo:
Nutrição e barrinhas de proteína
A proporção do conteúdo das barras de proteína pode variar muito de uma marca para a outra, e apesar do controle sobre o que pode e não pode ser colocado na composição de uma dessas barrinhas, a variação está sempre presente.
Sua composição geralmente varia por volta de 7 gramas de gordura, 30 gramas de carboidrato e 7 gramas de fibra, além de uma quantidade boa de micronutrientes, sempre extremamente benéficos para nossa saúde.Mas há um porém, a adição de açúcar é muitas vezes bastante alta, além de todo tipo de adoçantes artificiais, alguns já considerados muito pouco saudáveis.
Vale lembrar também que as fontes das proteínas adicionadas às barras de proteína podem variam muito, incluindo whey e soja, entre outros. Além de uma alta variação na concentração e processamento dessas proteínas.
Perda e ganho de peso
Emagrecer ou engordar, apesar de toda a dificuldade envolvida em mudar hábitos suficientes no dia a dia para atingir esses objetivos, são conceitos de simples entendimento e execução (mesmo que não necessariamente fácil).
O ganho de peso acontece quando há uma quantidade maior de calorias na alimentação do que a quantidade consumida pelo corpo para todas as suas atividades diárias, e o inverso também é verdadeiro para a perda de peso.
Consumir menos calorias do que o seu corpo precisa leva ao emagrecimento, principalmente quando feito da forma correta e continuada.
Para ambos os casos, as barrinhas de proteína podem ajudar. O que deve ser levado em conta é a proporção de proteína e calorias totais na barrinha. Barrinhas com maior teor de proteína podem ser ótimos substitutos para aquele lanchinho calórico que você já se acostumou, enquanto barrinhas com proporções maiores de caloria são perfeitas para o ganho de peso (mas devem ser sempre consumidas com cautela, e sem exageros).
Leia também: Proteína: ovo, o superalimento
Conveniência e ganho de massa muscular
É verdade que são extremamente convenientes, e se usadas da forma correta (como na substituição de lanchinhos menos saudáveis) podem até auxiliar no ganho de massa muscular. Exercícios físicos intensos requerem um maior consumo de proteínas, e não é sempre que temos uma bela e equilibrada refeição disponível, e para aqueles momentos que nem mesmo a tão popular whey protein pode estar presente, a barrinha de proteína pode fazer toda a diferença.
Sua conveniência pode fazer a diferença num dia corrido e ajudar a manter o foco no que realmente é importante, sem deixar de fazer uma suplementação da forma correta e bem feita.
Mas e as fontes de proteína tradicionais?
Essas ainda continuam essenciais e não devem ser substituídas sem necessidade. Alguns exemplos incluem:
Carne vermelha e de porco
Peixe
Ovos em seus mais variados preparos
Queijo
Iogurte
Laticínios em geral
Além disso: feijão, soja, tofu, e uma variedade imensa de alimentos que podem ser adicionados em todos os seus pratos para adicionar aquela quantidade de proteínas que vai fazer toda a diferença.
Precauções e cuidados importantes
O mais importante aqui é a sua escolha, que deve ser consciente e cuidadosa. Barrinhas de proteína existem aos montes, e sua variedade é quase infinita, desde as extremamente doces, cheias de açúcar (geralmente mais apelativas no sabor), até aquelas realmente voltadas à proteína, feitas com os melhores ingredientes do mercado, e em quantidades corretas.
Lembre-se que essa não deve ser a sua principal fonte de proteínas ou calorias, mas uma forma de adicionar aquele empurrãozinho que falta num momento específico.
Sua alimentação deve vir principalmente de pratos variados e compostos por elementos naturais e bem escolhidos.
E no final, o que vale mesmo é a sua necessidade específica. Analise suas atividades diárias, incluindo os exercícios físicos, leve em consideração seu peso atual e ideal, fontes de proteína, e tome uma decisão informada!
Comments