top of page

Autoestima: como melhorar a sua

Foto do escritor: Rozi CabriniRozi Cabrini

Falamos tanto sobre autoestima ultimamente. O marketing das grandes marcas, por exemplo, está sempre nos dizendo como somos incríveis, tudo para comprarmos os produtos delas. Mas você realmente consegue se amar, por ser quem é?

mulher se abraçando com corações
É importante olhar para dentro e descobrir como realmente se sente consigo mesma

Talvez você conheça uma história assim:

  • "Os sentimentos de inferioridade e a fuga de novas experiências me acompanhavam desde criança. A falta de confiança também. Qualquer desafio que surgisse era descartado por mim, assim as oportunidades ao longo da vida foram todas desperdiçadas. O tempo passava e a autoestima diminuía ainda mais."

Talvez seja parecida com a sua própria história ou com algum momento em sua vida. Não é raro deixarmos a autoestima de lado, e quando menos percebemos, estamos nos escondendo do mundo e deixando a vida passar diante de nossos olhos.


Algumas atitudes simples podem ajudar

  • Procure ter maior proximidade com parentes e amigos de infância, aqueles com os quais você brincava e convivia e tem uma história, que trazem lembranças intensas, emocionais e de sentimentos verdadeiros. Se não for possível, por qualquer motivo, faça novas amizades: pessoas que reconheçam o valor da sua presença e te façam sentir pertencimento.

  • Faça exercícios físicos: escolha o que mais lhe agrada e apenas comece, sem pensar demais. Se for necessário, convide uma amiga para compartilhar essa experiência nova. Essa é uma das melhores formas de cuidar de si mesma e de se amar. Preocupe-se também com a alimentação e escolha uma dieta saudável para substituir todo e qualquer alimento processado.

  • Cuide de sua postura: ao se manter com a cabeça erguida e coluna reta, você se sentirá muito mais poderosa. Mais do que isso, a imagem que passará para os outros fará total diferença em como será vista e tratada. E esse tratamento diferente refletirá ainda mais em você e em como se sente. É um ciclo vicioso do bem.

  • Não pense tanto em suas falhas. lembre-se: todas nós temos falhas que tentamos corrigir, porém, isso não significa que devemos deixar que essas falhas nos atrapalhem ou sabotem. Todas nós cometemos erros ao longo da vida. Devemos encará-los nos olhos e aceitá-los, sem problematizar o que já passou.

  • Jamais se compare às outros pessoas, e não permita que outras pessoas façam essa comparação com você ou por você. Cada pessoa tem o seu próprio tempo para realizar as suas conquistas, conforme seus objetivos e condições. E querer repetir o ritmo de outras pessoas leva apenas a frustração e sentimentos de inadequação.

Ainda assim, não conseguiu recuperar a autoestima e o prazer pela vida? Talvez seja a hora de procurar um profissional que poderá ajudar nessa fase. Durante a vida passamos por várias momentos diferentes, e esse é somente mais um. Não há problema em pedir a ajuda de alguém. Aceite a mão estendida, vai passar.


Buscando as causas da baixa autoestima

Muitas vezes, visitando o passado recente ou antigo, podemos encontrar as causas para os problemas que enfrentamos atualmente. Isso serve para a história humana, das nações, e das pessoas, como nós.


Para alguns, a causa ocorreu na infância, para outros, pode ter ocorrido já na fase de jovem adulto, ou até mesmo há um ou dois anos atrás. Muitas são as situações para que a autoestima despenque, e nem sempre estão relacionadas a experiências traumáticas vividas na infância, como é tão comum lermos pela web.

Não é necessário uma infância de abusos e falta de carinho para que não consigamos aprender a nos amar.

Muitas vezes um simples comentário pode nos colocar para baixo, e depois mais um, e mais um. E sem perceber, começamos a nos fechar e nos criticar demais, vendo apenas defeitos em tudo o que fazemos.


É verdade que as pessoas lidam de formas muito diferente com as situações em suas vidas, algumas pessoas conseguem aceitar situações traumáticas no passado mais facilmente, enquanto outras tem dificuldade em lidar com comentários no cotidiano, mesmo quando são comentários sem nenhuma intenção ruim. Então não se culpe demais.


Como você tem se sentido ultimamente? Tem conseguido enxergar a si mesma de forma objetiva? Tem focado também em suas qualidades, e não só nos defeitos?

Comentarios


Minifotos - deshapeealma.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

De Shape e Alma é o hub perfeito para todo assunto voltado a corpo, saúde e bem estar. Adoramos ter você conosco e esperamos te ver novamente, em breve!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

© 2023 por De Shape e Alma

bottom of page