Como manter a alimentação saudável numa viagem?
Manter uma alimentação saudável hoje em dia não é fácil, e isso se torna ainda mais difícil quando estamos longe de nossa cozinha e nossos ingredientes. O que fazer então, quando estamos numa viagem, para nos alimentar bem?
Se você vai cozinhar
Se você vai cozinhar enquanto está longe de casa, manter uma alimentação saudável pode ser mais difícil do que parece, afinal, é preciso encontrar os seus ingredientes preferidos, algo que pode ser muito difícil em cidades menores ou países diferentes.
Algumas coisas que você pode fazer, incluem:
Substituições: são muitos os ingredientes que podem ser substituídos sem perder muito dos valores nutricionais e sabores, e não é sequer difícil de fazer, basta tentar.
Experimentar coisas novas: e por falar em substituições, a viagem é uma das melhores formas de descobrir alimentos novos e trazer hábitos melhores para casa.
Mas e se você não tiver tempo para cozinhar, como fazer para comprar a comida pronta correta ou escolher o restaurante que atenda as suas necessidades?
Restaurantes e comida pronta
Cada pessoa tem a sua forma de cozinhar, e isso vale também para os restaurantes. Você pode até pensar que está comprando um simples prato de arroz com feijão, mas dependendo da quantidade de óleo, sal, entre outras coisas, os nutrientes e as calorias podem ser muito diferentes do que você está acostumada, algo que você só vai perceber depois, na balança (e na saúde).
Então qual é a solução?
A moderação é sempre a melhor solução. Encontrar um equilíbrio entre preparar seus alimentos e comprar comida pronta, mas sempre sabendo escolher, é a sua melhor arma. E você pode usar essas dicas para fazer as melhores escolhas, como:
Comida caseira: restaurantes que fazem comida caseira são uma aposta segura, na maioria das vezes. O grande vilão das viagens no quesito alimentação é, principalmente, a comida rápida.
Evita comida industrializada: se vem em caixinha, evite. Pode até parecer comida de verdade, mas a quantidade de produtos químicos presentes ali não fazem valer a pena a facilidade.
Coma menos: quem sabe não é disso que você precisava pra começar aquela dieta? Segurar um pouco o apetite na ausência de boas opções é sempre melhor do que comer qualquer coisa, sem selecionar.
Se você consome suplementos alimentares: como a proteína whey, use-a, e até aumente as doses durante a viagem. É uma forma de manter seu nível nutricional com pouco esforço, o que pode te ajudar a evitar comer mal.
Últimas palavras
O grande segredo, afinal, é permitir-se experimentar, prestar atenção nas escolhas que faz, mas não esqueça de não se cobrar demais. Nas minhas viagens é impossível não dar uma escapadinha, mas sempre levo isso em consideração nas próximas refeições, e mantendo um equilíbrio saudável, você não terá muito com o que se preocupar.
E o mais importante, aproveite a sua viagem!
Comentarios